FAMÍLIA E DESEMPENHO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL-ESTUDO DE CASO.
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2018.v19n2.04.p45Palavras-chave:
IDESP do Ensino Médio, Vulnerabilidade Social, Participação familiar.Resumo
Este artigo apresenta um estudo sobre o desempenho de alunos do Ensino Médio em situação de vulnerabilidade social, tendo como foco uma escola pública estadual da periferia de um município localizado na região Centro-Leste do Estado de São Paulo. O objetivo geral da pesquisa foi evidenciar a relação entre a condição socioeconômica dos alunos e sua proficiência no Saresp. A análise dos resultados permitiu verificar que, de fato, a condição socioeconômica e a situação de vulnerabilidade social que vivenciam têm prejudicado a proficiência desses alunos, pois a escola obteve nota 1,37, numa escala de 0 a 10,0 no IDESP 2014. Os resultados foram verificados, por meio, de uma pesquisa quantitativa com a aplicação de um questionário aos alunos e observações diretas. É importante destacar que as políticas públicas, aplicadas para a educação básica LDB 9.394/96, principalmente em sua etapa final, não estão surtindo o efeito desejado: democratização com qualidade educacional. Com isso, apontamos neste artigo as fragilidades apresentadas pelos vínculos familiares, e sua implicação no sucesso escolar desses jovens.
Recebido em: 03/01/2017.
Aprovado em:28/08/2018.
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