Uma abordagem vygotskyana para a conscientização de cidadania em sala de aula no Ensino Fundamental

Autores

  • Ruben de Oliveira NASCIMENTO
  • Giovana Vidotto Roman TORO
  • Juliana Correia SILVERIO
  • Marcella Oliveira ARAÚJO

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2009.v10n1.645

Palavras-chave:

Cidadania. Educação. Escola. Governo. Psicologia Sócio-Histórica.

Resumo

Inspirado no projeto intitulado Brincando de Governo, idealizado por alunas do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia, este artigo mostra reflexões sobre a conscientização de cidadania em sala de aula com base em pressupostos da psicologia sócio-histórica de Vygotsky e de uma educação que possibilite a formação emancipada de sujeito diante da complexidade social. Nesse projeto, as dimensões de organização dos três poderes – legislativo, executivo e judiciário – são vivenciados com o objetivo de contribuir com a compreensão de normas e leis e seus efeitos sociais, permitindo elaboração do significado político da vida social, que pode servir como uma variável na conscientização de cidadania. O projeto implica em apropriação de conceitos políticos, leis, normas e ações sociais, exigindo, portanto, certo grau de abstração dos educandos, por isso, sua proposta de aplicação situa-se no quarto ou quinto anos do ensino fundamental. Apoiando-se na premissa vigotskiana de que a boa aprendizagem se adianta ao desenvolvimento, esse artigo coloca que desde o ensino fundamental (de maneira consciente e pedagogicamente planejada), o aprendizado sobre a vida pública e sua organização deve ser estimulado visando desenvolvimento social dos alunos e da noção de cidadania.

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Publicado

2021-09-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

NASCIMENTO, R. de O., TORO, G. V. R., SILVERIO, J. C., & ARAÚJO, M. O. (2021). Uma abordagem vygotskyana para a conscientização de cidadania em sala de aula no Ensino Fundamental. Educação Em Revista, 10(1), 81-100. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2009.v10n1.645