Em defesa da escola: uma análise histórico-crítica da educação escolar
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2008.v9n1.627Palavras-chave:
Educação Escolar. Pedagogia Histórico-Crítica. Formação Humana.Resumo
O artigo tem como objetivo apresentar alguns pressupostos para a defesa da educação de caráter escolar. Para tanto, fundamenta-se nas idéias defendidas pela pedagogia históricocrítica acerca da importância das atividades de ensino e de apropriação dos conteúdos da atividade humano-genérica, especialmente os conhecimentos científico, filosófico e estético, como essenciais ao processo de formação humana. A argumentação desenvolve-se em torno das seguintes temáticas: a concepção de homem e de educação, na pedagogia histórico-crítica; as origens da educação escolar; as contradições que permeiam a educação escolar, na sociedade de classes, e sua relação com a transformação social. A concepção de educação defendida pela pedagogia histórico-crítica é aqui considerada como o caminho para a superação do esvaziamento da educação escolar, tendo em vista o comprometimento com a formação humana emancipatória.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.