FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ANGOLA: SENTIDOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Rosalina Mone CANGOI
  • Marisa Irene Siqueira CASTANHO

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2016.v17n02.04.p45

Palavras-chave:

Formação de professores, Subjetividade, Educação, Angola

Resumo

Este trabalho teve como objetivo investigar os sentidos produzidos por alunos acerca da formação como professores, os motivos da escolha, expectativas e desafios da formação. O suporte metodológico da Psicologia Histórico-cultural de Vygostky e González Rey balizou este estudo. Utilizaram-se como instrumentos: questionário, entrevista individual e Completamento de frases. Participaram 30 alunos ingressantes e 41 finalistas de uma escola de formação de professores de uma cidade do centro de Angola. O processo de construção das informações ocorreu em duas etapas: na primeira, os 71 participantes responderam ao questionário; na segunda, selecionaram-se 13 alunos, os quais responderam ao Completamento de frases e participaram das entrevistas, com roteiro semi estruturado a partir das respostas aos questionários. O processo de análise seguiu a proposta de organização de pré-indicadores e indicadores, chegando a núcleos de significação. Em ambos os grupos a principal motivação para escolha da escola foi a qualidade da formação; e para a escolha do curso foi o “querer ser bons professores” movidos por uma idealização; quanto a dificuldades assinalam falta de preparo dos professores, injustiças na avaliação, pouca liberdade de expressão. Almejam concluir o curso, ingressar no ensino superior e, especificamente, os finalistas têm como meta melhorar a educação em Angola.

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Biografia do Autor

Rosalina Mone CANGOI

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Marisa Irene Siqueira CASTANHO

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

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Publicado

2016-09-06

Como Citar

CANGOI, R. M., & CASTANHO, M. I. S. (2016). FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ANGOLA: SENTIDOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Educação Em Revista, 17(2). https://doi.org/10.36311/2236-5192.2016.v17n02.04.p45

Edição

Seção

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