SENTIDOS PRODUZIDOS POR PROFESSORES ACERCA DA INDISCIPLINA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2014.v15n02.5081Palavras-chave:
Indisciplina.Escola. Subjetividade. Professores. Ensino Fundamental.Resumo
O objetivo foi investigar os sentidos subjetivos acerca da indisciplina na escola, considerando vivências pessoais e experiências de professores. A abordagem histórico-cultural deu sustentação ao estudo. Participaram oito professores do Ensino Fundamental de uma escola pública, quatro com menos de cinco e quatro com mais de dez anos de experiência no magistério, que responderam a questionário, complementação
de frases e escreveram um texto. A análise ocorreu pela articulação das diferentes produções e criação de núcleos
de signiicação. Ressaltam-se diferenças entre os dois grupos: consideração da importância do diálogo e respeito às diferenças individuais nos participantes com menos experiência; ênfase nos valores morais, exigência de rigor das instâncias educacionais e valorização da postura e experiência do professor nos mais antigos; aqueles se mostram ambivalentes quanto ao uso de regras ou ações coercitivas e estes tendem a culpabilizar famílias, indicando marcas de preconceito. O estudo conirma a variabilidade de concepções sobre o tema.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.