SENTIDOS PRODUZIDOS POR PROFESSORES ACERCA DA INDISCIPLINA ESCOLAR

Autores

  • Marisa Irene Siqueira CASTANHO
  • Francisco Ferreira CUTRIM

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2014.v15n02.5081

Palavras-chave:

Indisciplina.Escola. Subjetividade. Professores. Ensino Fundamental.

Resumo

O objetivo foi investigar os sentidos subjetivos acerca da indisciplina na escola, considerando vivências pessoais e experiências de professores. A abordagem histórico-cultural deu sustentação ao estudo. Participaram oito professores do Ensino Fundamental de uma escola pública, quatro com menos de cinco e quatro com mais de dez anos de experiência no magistério, que responderam a questionário, complementação
de frases e escreveram um texto. A análise ocorreu pela articulação das diferentes produções e criação de núcleos
de signiicação. Ressaltam-se diferenças entre os dois grupos: consideração da importância do diálogo e respeito às diferenças individuais nos participantes com menos experiência; ênfase nos valores morais, exigência de rigor das instâncias educacionais e valorização da postura e experiência do professor nos mais antigos; aqueles se mostram ambivalentes quanto ao uso de regras ou ações coercitivas e estes tendem a culpabilizar famílias, indicando marcas de preconceito. O estudo conirma a variabilidade de concepções sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marisa Irene Siqueira CASTANHO

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Francisco Ferreira CUTRIM

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2015-06-15

Como Citar

CASTANHO, M. I. S., & CUTRIM, F. F. (2015). SENTIDOS PRODUZIDOS POR PROFESSORES ACERCA DA INDISCIPLINA ESCOLAR. Educação Em Revista, 15(02). https://doi.org/10.36311/2236-5192.2014.v15n02.5081

Edição

Seção

Artigos