EDUCAÇÃO DO CAMPO E MOVIMENTOS SOCIAIS NO CONTEXTO NEOLIBERAL PÓS REFORMA DO ESTADO DE 1995
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2016.v17n02.07.p85Palavras-chave:
Educação do campo, Neoliberal, Reforma do EstadoResumo
O presente artigo apresenta uma relexão sobre os conceitos da Educação do Campo na perspectiva dos Movimentos Sociais, principalmente das políticas e práticas educacionais vinculadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST. O arcabouço teórico e metodológico compreendeu o levantamento bibliográico e a análise de obras de pesquisadores que discutem a Educação do Campo, dentro de um recorte histórico a partir da Reforma de Estado de 1995. Como resultado, observou-se uma “adaptação” dessa modalidade de ensino e de suas práticas educativas e sociais dentro do contexto neoliberal que se estabeleceu no mundo globalizado a partir dos anos de 1990. Concluiu-se que as novas demandas do capital estrangeiro inluenciaram na educação do campo dentro dos movimentos sociais em relação à nova realidade econômica globalizada que se apresentava.
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