Educação ambiental: do projeto político-pedagógico à sala de aula

Autores

  • Alexandre Harlei FERRARI 1
  • Maria Cristina de Senzi ZANCUL 2

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2008.v9n1.623

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Prática Pedagógica. Ensino Fundamental. Projeto Político-Pedagógico.

Resumo

o presente trabalho tem como objetivo discutir a Educação Ambiental a partir da prática pedagógica realizada em escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Araraquara/SP, e se refere à pesquisa em desenvolvimento junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar – Mestrado, da Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Campus de Araraquara. Parte da análise das propostas de Educação Ambiental contidas nos projetos político-pedagógicos das unidades escolares envolvidas na pesquisa, de entrevistas com os coordenadores pedagógicos das escolas sobre a organização dessas propostas e culmina com a apreciação das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores sobre a temática. Tratase de um estudo fundamentado numa abordagem qualitativa e se baseia na concepção de Educação Ambiental como um processo de ensino-aprendizagem voltado à construção e exercício da cidadania, considerando que o trabalho com o tema Meio Ambiente deve proporcionar experiências para uma prática social concreta, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes, críticos e atuantes numa realidade comprometida com a vida. As informações coletadas são analisadas com base em documentação oficial e em autores que abordam a educação ambiental formal.

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Biografia do Autor

Alexandre Harlei FERRARI 1

  

Maria Cristina de Senzi ZANCUL 2

  

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Publicado

2021-09-13

Como Citar

FERRARI 1, A. H., & ZANCUL 2, M. C. de S. (2021). Educação ambiental: do projeto político-pedagógico à sala de aula. Educação Em Revista, 9(1), 19–34. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2008.v9n1.623

Edição

Seção

Artigos