Infância e lúdico: reflexões para a educação infantil

Autores

  • Elieuza Aparecida de LIMA¹
  • Suely Amaral MELLO²

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2006.v7n1-2.604

Palavras-chave:

infância, lúdico, teoria histórico-cultural.

Resumo

este trabalho advém de investigação teórica e prática realizada no curso de doutoramento. Nesta investigação, relacionamos os conceitos de infância, criança e atividade lúdica para compreender as interfaces da educação infantil de três a seis anos. Sob a ótica da teoria histórico-cultural e de outros estudos relacionados à infância, depreendemos que existem diferentes conceitos de criança e de infância, o que implica no papel desempenhado pela atividade lúdica na educação infantil. Superando conceitos restritivos, constrói-se a idéia da criança como sujeito ativo e protagonista das atividades das quais participa. Desta concepção emerge a infância como construção social e a atividade lúdica como fazer propulsor de aprendizagens e desenvolvimento infantil. A partir destas idéias, a educação infantil envolve a garantia dos direitos da criança, dentre eles, o direito à brincadeira

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Biografia do Autor

  • Elieuza Aparecida de LIMA¹
      
  • Suely Amaral MELLO²
      

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Publicado

2021-09-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

LIMA¹, E. A. de, & MELLO², S. A. (2021). Infância e lúdico: reflexões para a educação infantil. Educação Em Revista, 7(1-2), 17-30. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2006.v7n1-2.604