Infância e lúdico: reflexões para a educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2006.v7n1-2.604Palavras-chave:
infância, lúdico, teoria histórico-cultural.Resumo
este trabalho advém de investigação teórica e prática realizada no curso de doutoramento. Nesta investigação, relacionamos os conceitos de infância, criança e atividade lúdica para compreender as interfaces da educação infantil de três a seis anos. Sob a ótica da teoria histórico-cultural e de outros estudos relacionados à infância, depreendemos que existem diferentes conceitos de criança e de infância, o que implica no papel desempenhado pela atividade lúdica na educação infantil. Superando conceitos restritivos, constrói-se a idéia da criança como sujeito ativo e protagonista das atividades das quais participa. Desta concepção emerge a infância como construção social e a atividade lúdica como fazer propulsor de aprendizagens e desenvolvimento infantil. A partir destas idéias, a educação infantil envolve a garantia dos direitos da criança, dentre eles, o direito à brincadeiraDownloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.