UM ENSAIO SOBRE A REIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: DO PESSIMISMO À PRÁXIS EDUCATIVA

Autores

  • Jessica do Nascimento RODRIGUES

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2016.v17n01.06.p73

Palavras-chave:

Reificação. Trabalho docente. Semiformação.

Resumo

Com base em pesquisa bibliográfica alinhada ao materialismo histórico e dialético, objetiva-se
discutir o tema da precarização da escola pública brasileira. Para tanto, primeiro, analisa-se a crítica que se faz
ao “pessimismo marxista” e ao próprio marxismo. Depois, descreve-se a coisificação do ser humano acarretada
pelo trabalho estranhado e a semiformação como aspecto desse processo. Logo, trata-se da educação reduzida
à semiformação e da atual situação da precarização docente. Por fim, conclui-se que, como as circunstâncias
são modificadas pelos próprios homens na história e a escola é um campo de disputa em relação dialética com
a sociedade, é possível provocar rupturas com o modo de produção material e não material da vida ainda
instaurado.

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Biografia do Autor

  • Jessica do Nascimento RODRIGUES

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Publicado

2016-03-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

RODRIGUES, J. do N. (2016). UM ENSAIO SOBRE A REIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: DO PESSIMISMO À PRÁXIS EDUCATIVA. Educação Em Revista, 17(1). https://doi.org/10.36311/2236-5192.2016.v17n01.06.p73