O PÚBLICO, O ESTATAL E O PRIVADO NO PENSAMENTO EDUCACIONAL BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2016.v17n01.03.p19Palavras-chave:
Público. Privado. Pensamento educacional brasileiroResumo
O artigo faz um levantamento das discussões travadas sobretudo entre educadores no campoprogressista/marxista na década de 1980/1990 em torno das noções do público, do estatal e do privado em
educação, com o objetivo de mapear pontos consensuais e divergentes e também lacunas, insuficiências e
contradições entre eles, para oferecer uma contribuição na construção de um conceito de educação pública. O
estudo se baseia em textos, artigos ou capítulos de livros de tais autores e, dentre as várias posições sobre o tema,
ressaltamos as seguintes: (1) a escola estatal é espaço de confronto de interesses privados; (2) a sua burocracia
é marcada pelo clientelismo; (3) o importante é o seu funcionamento e uso, não a sua propriedade; (4) não se
deve confundir o espaço público com o espaço estatal; (5) é preciso imprimir um caráter popular à escola estatal,
sob o controle da sociedade civil.
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