REESTRUTURAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO E O PDE-ESCOLA: IMPLICAÇÕES PARA A GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Rubens Luiz RODRIGUES
  • Cleonice Halfeld SOLANO

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2016.v17n01.02.p7

Palavras-chave:

Estado Brasileiro. Política Educacional. Gestão Escolar.

Resumo

Este artigo discorre sobre a Reforma do Estado Brasileiro e políticas gestadas neste período, como
o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Escola) e suas implicações para o contexto escolar. Analisa a
supracitada política educacional procurando compreender suas articulações, intencionalidades e contradições.
Faz parte dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do Núcleo de Estudos Sociais do Conhecimento e Educação
(NESCE), da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora, buscando analisar as propostas
de reestruturação do Estado brasileiro e seus desdobramentos na gestão da escola pública. Articula-se, também,
ao movimento de investigação sobre a realidade das escolas públicas de Juiz de Fora vinculado ao projeto de
pesquisa realizado pelo NESCE que se intitula “Cultura e construção do conhecimento: desafios e perspectivas
presentes na gestão das escolas públicas do município de Juiz de Fora”.

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Biografia do Autor

  • Rubens Luiz RODRIGUES

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • Cleonice Halfeld SOLANO

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

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Publicado

2016-03-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

RODRIGUES, R. L., & SOLANO, C. H. (2016). REESTRUTURAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO E O PDE-ESCOLA: IMPLICAÇÕES PARA A GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA. Educação Em Revista, 17(1). https://doi.org/10.36311/2236-5192.2016.v17n01.02.p7