REESTRUTURAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO E O PDE-ESCOLA: IMPLICAÇÕES PARA A GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2016.v17n01.02.p7Palavras-chave:
Estado Brasileiro. Política Educacional. Gestão Escolar.Resumo
Este artigo discorre sobre a Reforma do Estado Brasileiro e políticas gestadas neste período, comoo Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Escola) e suas implicações para o contexto escolar. Analisa a
supracitada política educacional procurando compreender suas articulações, intencionalidades e contradições.
Faz parte dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do Núcleo de Estudos Sociais do Conhecimento e Educação
(NESCE), da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora, buscando analisar as propostas
de reestruturação do Estado brasileiro e seus desdobramentos na gestão da escola pública. Articula-se, também,
ao movimento de investigação sobre a realidade das escolas públicas de Juiz de Fora vinculado ao projeto de
pesquisa realizado pelo NESCE que se intitula “Cultura e construção do conhecimento: desafios e perspectivas
presentes na gestão das escolas públicas do município de Juiz de Fora”.
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