A INVENÇÃO E A REINVENÇÃO: FLUÊNCIA E CONFLUÊNCIA ENTRE MICHEL SERRES E PAULO FREIRE
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2018.v19n2.06.p83Palavras-chave:
invenção, reinvenção, educação, conhecimentoResumo
Este texto, ainda que de forma breve, pretende aproximar Michel Serres e Paulo Freire. Neste sentido, entende-se que as ideias contidas em suas obras são possibilidades inovadoras de se pensar o mundo, o homem, a educação, a sociedade e o conhecimento. São também obras que instigam a invenção e a reinvenção de novas formas de ensinar e de aprender, especialmente no contexto contemporâneo, em que os jovens e os educadores, ambientados em outra realidade, não mais vivem nem convivem no mundo de seus antepassados. Por isso, o pensamento de Michel Serres e de Paulo Freire sugere, à luz de uma abordagem crítica, novos caminhos e alternativas para uma educação voltada para a concretude do mundo e para o inacabamento do homem, cujo intuito primeiro é a humanização do homem arraigada no mundo e na relação com outros homens. Conceitos como invenção e reinvenção são assinaturas originais e dinâmicas da concepção pedagógica do ‘filósofo das narrativas’ e do ‘educador viajante do óbvio’, ambos concatenados com o mundo, o homem, a educação e a efetivação de uma nova pedagogia.
Recebido em: 19/09/2015.
Aprovado em:29/08/2018.
Downloads
Referências
FREIRE, Ana Maria Araújo. Paulo Freire: sua vida, sua obra. Educação em Revista. Marília, v. 2, n. 1, 1-13, 2001. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/educaçãoemrevista/article/view/663/546. Acesso em: 11 ago. 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 27. ed. Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Educação e atualidade brasileira. São Paulo: Cortez, 2003.
SERRES, Michel. Polegarzinha: uma nova forma de viver em harmonia e pensar as instituições, de ser e de saber. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.
SERRES, Michel. O incandescente. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
SERRES, Michel. A grande narrativa do humanismo – a história da humanidade: um conto iniciático. Lisboa: Instituto Piaget, 2008.
SERRES, Michel. Luzes: cinco entrevistas com Bruno Latour. São Paulo: Unimarco, 1999.
SERRES, Michel. Filosofia mestiça. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.