A INVENÇÃO E A REINVENÇÃO: FLUÊNCIA E CONFLUÊNCIA ENTRE MICHEL SERRES E PAULO FREIRE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2018.v19n2.06.p83

Palavras-chave:

invenção, reinvenção, educação, conhecimento

Resumo

Este texto, ainda que de forma breve, pretende aproximar Michel Serres e Paulo Freire. Neste sentido, entende-se que as ideias contidas em suas obras são possibilidades inovadoras de se pensar o mundo, o homem, a educação, a sociedade e o conhecimento. São também obras que instigam a invenção e a reinvenção de novas formas de ensinar e de aprender, especialmente no contexto contemporâneo, em que os jovens e os educadores, ambientados em outra realidade, não mais vivem nem convivem no mundo de seus antepassados. Por isso, o pensamento de Michel Serres e de Paulo Freire sugere, à luz de uma abordagem crítica, novos caminhos e alternativas para uma educação voltada para a concretude do mundo e para o inacabamento do homem, cujo intuito primeiro é a humanização do homem arraigada no mundo e na relação com outros homens. Conceitos como invenção e reinvenção são assinaturas originais e dinâmicas da concepção pedagógica do ‘filósofo das narrativas’ e do ‘educador viajante do óbvio’, ambos concatenados com o mundo, o homem, a educação e a efetivação de uma nova pedagogia. 

Recebido em: 19/09/2015.
Aprovado em:29/08/2018.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geraldo Mateus de Sá, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Professor de Filosofia e Metodologia Científica na Universidade do Estado do Pará (UEPA) – Campus VII, Conceição do Araguaia, PA, Brasil. Endereço eletrônico: geraldomateusdesa@hotmail.com

Referências

APPLE, Michael W.; NÓVOA, António (Org.). Paulo Freire: política e pedagogia. Portugal: Porto Editora, 1998.
FREIRE, Ana Maria Araújo. Paulo Freire: sua vida, sua obra. Educação em Revista. Marília, v. 2, n. 1, 1-13, 2001. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/educaçãoemrevista/article/view/663/546. Acesso em: 11 ago. 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 27. ed. Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Educação e atualidade brasileira. São Paulo: Cortez, 2003.
SERRES, Michel. Polegarzinha: uma nova forma de viver em harmonia e pensar as instituições, de ser e de saber. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.
SERRES, Michel. O incandescente. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
SERRES, Michel. A grande narrativa do humanismo – a história da humanidade: um conto iniciático. Lisboa: Instituto Piaget, 2008.
SERRES, Michel. Luzes: cinco entrevistas com Bruno Latour. São Paulo: Unimarco, 1999.
SERRES, Michel. Filosofia mestiça. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.

Downloads

Publicado

2018-11-19

Edição

Seção

Artigos