A INVENÇÃO E A REINVENÇÃO: FLUÊNCIA E CONFLUÊNCIA ENTRE MICHEL SERRES E PAULO FREIRE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2018.v19n2.06.p83

Palavras-chave:

invenção, reinvenção, educação, conhecimento

Resumo

Este texto, ainda que de forma breve, pretende aproximar Michel Serres e Paulo Freire. Neste sentido, entende-se que as ideias contidas em suas obras são possibilidades inovadoras de se pensar o mundo, o homem, a educação, a sociedade e o conhecimento. São também obras que instigam a invenção e a reinvenção de novas formas de ensinar e de aprender, especialmente no contexto contemporâneo, em que os jovens e os educadores, ambientados em outra realidade, não mais vivem nem convivem no mundo de seus antepassados. Por isso, o pensamento de Michel Serres e de Paulo Freire sugere, à luz de uma abordagem crítica, novos caminhos e alternativas para uma educação voltada para a concretude do mundo e para o inacabamento do homem, cujo intuito primeiro é a humanização do homem arraigada no mundo e na relação com outros homens. Conceitos como invenção e reinvenção são assinaturas originais e dinâmicas da concepção pedagógica do ‘filósofo das narrativas’ e do ‘educador viajante do óbvio’, ambos concatenados com o mundo, o homem, a educação e a efetivação de uma nova pedagogia. 

Recebido em: 19/09/2015.
Aprovado em:29/08/2018.

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Biografia do Autor

  • Geraldo Mateus de Sá, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

    Professor de Filosofia e Metodologia Científica na Universidade do Estado do Pará (UEPA) – Campus VII, Conceição do Araguaia, PA, Brasil. Endereço eletrônico: geraldomateusdesa@hotmail.com

Referências

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Publicado

2018-11-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Sá, G. M. de. (2018). A INVENÇÃO E A REINVENÇÃO: FLUÊNCIA E CONFLUÊNCIA ENTRE MICHEL SERRES E PAULO FREIRE. Educação Em Revista, 19(2), 83-94. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2018.v19n2.06.p83