O VÍDEO NAS AULAS DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2014.v15n02.5082Palavras-chave:
Metodologia. Recursos Tecnológicos. Ensino. Geograia.Resumo
O crescente uso de recursos tecnológicos no cotidiano dos alunos tem sido encarado como mais uma das causas do insucesso do ensino formal. Tal situação impõe a necessidade de adequações metodológicas de forma a agregar tais recursos como ferramentas pedagógicas. O presente estudo consiste na realização de uma proposição metodológica alternativa que agrega os recursos tecnológicos aos procedimentos de ensino através da utilização do vídeo como ferramenta pedagógica, de forma a possibilitar maior interesse e interação nas aulas
de Geograia e, consequentemente, ampliar o conhecimento dos alunos sobre o espaço em que estão inseridos. O estudo demonstrou que a metodologia adotada permitiu a utilização de recursos tecnológicos disponíveis a considerável parcela da população jovem e foi eiciente para proporcionar maior interesse e participação dos alunos na situação analisada. A utilização da metodologia proposta a partir do uso do vídeo como recurso pedagógico associado a vivência do aluno, quando bem planejado pelo professor, pode se tornar um meio
inovador e motivador capaz de melhorar a qualidade do ensino.
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