ENSINO MÉDIO E ENSINO SUPERIOR EM SÃO PAULO: NOTAS CRÍTICAS SOBRE O PIMESP

Autores

  • Lalo Watanabe MINTO

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2013.v14n2.3560

Palavras-chave:

Pimesp, Ensino médio e ensino superior, Inclusão

Resumo

O presente artigo trata das relações entre os níveis educacionais no Estado de São Paulo, com foco em aspectos dos processos de integração entre ensino médio e ensino superior e de acesso às instituições públicas superiores. Partindo da análise dessas relações no contexto da política educacional vigente nos últimos anos, questiona-se a eicácia de propostas como a do Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior Público Paulista (Pimesp) para alterar estruturalmente esses mecanismos de acesso e integração. Salienta-se, ainda, que programas desse tipo reforçam tendências já vigentes nas políticas para o ensino superior brasileiro desde os anos 1990, não sendo propriamente uma novidade, bem como não contribuem para a melhoria das condições efetivas de funcionamento do ensino médio público. Conclui-se que o enfrentamento dessas condições de acesso e a possibilidade de uma maior integração entre níveis pressupõem políticas educacionais de caráter sistêmico, investimentos maciços, planejamento e perspectiva de longo prazo, entre outras questões que não estão nos horizontes do Pimesp.

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Publicado

2021-09-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MINTO, L. W. (2021). ENSINO MÉDIO E ENSINO SUPERIOR EM SÃO PAULO: NOTAS CRÍTICAS SOBRE O PIMESP. Educação Em Revista, 14(2). https://doi.org/10.36311/2236-5192.2013.v14n2.3560

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