AS TRANSFORMAÇÕES NA CONSTRUÇÃO SOCIAL DA INFÂNCIA: A EXPERIÊNCIA, O MISTÉRIO E O MUNDO SIMBÓLICO

Autores

  • Raquel Firmino Magalhães BARBOSA

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2013.v14n2.3558

Palavras-chave:

Construção social, Imaginário, Cultura infantil INTRODUÇÃO

Resumo

Por vivermos em um período marcado por constantes construções e reconstruções sociais, que vão inluir diretamente no imaginário e no brincar da criança, este ensaio tem como objetivo principal perceber as inluências que a TV exerce sobre a imaginação infantil, a partir da relação do adulto, da brincadeira e do desenho animado, por meio dos conceitos de alguns teóricos como Ariès, Brougère, Friedmann, Jones, Lauand, Postman, Steinberg e Kincheloe e Sutton-Smith. Nesse sentido, será que conseguiremos retirar da fonte televisiva duas facetas distintas? Será que o adulto consegue perceber o outro lado da moeda da cultura infantil? A partir das apreciações ao longo do texto, busca-se contribuir com relexões sobre o weltanschauung da infância e a ligação com as necessidades da criança de hoje, por meio da trajetória da construção da infância e a inluência televisiva no momento da brincadeira, sugerindo uma relação com a experiência, o mistério e omundo simbólico da infância.

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Publicado

2021-09-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BARBOSA, R. F. M. (2021). AS TRANSFORMAÇÕES NA CONSTRUÇÃO SOCIAL DA INFÂNCIA: A EXPERIÊNCIA, O MISTÉRIO E O MUNDO SIMBÓLICO. Educação Em Revista, 14(2). https://doi.org/10.36311/2236-5192.2013.v14n2.3558