AS TRANSFORMAÇÕES NA CONSTRUÇÃO SOCIAL DA INFÂNCIA: A EXPERIÊNCIA, O MISTÉRIO E O MUNDO SIMBÓLICO
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2013.v14n2.3558Palavras-chave:
Construção social, Imaginário, Cultura infantil INTRODUÇÃOResumo
Por vivermos em um período marcado por constantes construções e reconstruções sociais, que vão inluir diretamente no imaginário e no brincar da criança, este ensaio tem como objetivo principal perceber as inluências que a TV exerce sobre a imaginação infantil, a partir da relação do adulto, da brincadeira e do desenho animado, por meio dos conceitos de alguns teóricos como Ariès, Brougère, Friedmann, Jones, Lauand, Postman, Steinberg e Kincheloe e Sutton-Smith. Nesse sentido, será que conseguiremos retirar da fonte televisiva duas facetas distintas? Será que o adulto consegue perceber o outro lado da moeda da cultura infantil? A partir das apreciações ao longo do texto, busca-se contribuir com relexões sobre o weltanschauung da infância e a ligação com as necessidades da criança de hoje, por meio da trajetória da construção da infância e a inluência televisiva no momento da brincadeira, sugerindo uma relação com a experiência, o mistério e omundo simbólico da infância.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.