O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO E A AMPLIAÇÃO DO TEMPO ESCOLAR: ESTUDO EM UM MUNICÍPIO NO INTERIOR DA AMAZÔNIA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2024.v25.e024003Palavras-chave:
Programa Mais Educação-Amazônia, Educação em tempo escolar, Educação IntegralResumo
O estudo analisa a implementação do Programa Mais Educação, no âmbito da promoção da Educação Integral e da ampliação do tempo escolar em um município no interior da Amazônia. Realizou-se por pesquisa de campo, contemplando aplicação de entrevistas semiestruturadas com gestores escolares. Os resultados indicam que o processo de implementação do programa no lócus do estudo não se concretizou de forma efetiva, considerando que as realidades contrastam desafios e discrepâncias. Além disso, sua exequibilidade esteve associada às ideias de reforço escolar, lazer e entretenimento, para os alunos, participantes estes classificados como “estudantes problemas” das instituições de ensino abarcadas no programa. Tais experiências, enfraquecidas pela ausência de subsídios das políticas públicas – falta de formação, inoperância com as realidades e ausência do apoio familiar – contribuíram no fato de o município não ter aderido ao Programa Novo Mais Educação e, até o momento, nenhuma outra experiência de ampliação da jornada escolar e, tampouco, alinhamentos à promoção da educação integral.
Downloads
Referências
BRASIL. Decreto Nº 7.083, de 27 de janeiro de 2010. Brasília: Presidência da República, 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7083.htm Acesso: 15 out. 2023.
BRASIL. Lei Nº 9.394/96: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Senado, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso: 27 out. 2023.
BRASIL. Lei Nº 13.005 de 25 de junho de 2014: aprova o Plano Nacional de Educação (2014-2024). Brasília, DF: Câmara dos deputados, 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014 Acesso: 11 nov. 2023.
BRASIL. Portaria Interministerial Nº 17, de 24 de abril de 2007. Brasília: Ministério da Educação, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/docman/?task=doc_download&gid=2446&Itemid= Acesso: 30 nov. 2023.
BRASIL/MEC. Portaria Nº 1.144 de 10 de outubro de 2016: institui o Programa Novo Mais Educação. Brasília: Ministério da Educação, 2016. Disponível em: https://www.bsgestaopublica.com.br/portariamec1144 Acesso: 30 out. 2023.
BRASIL/MEC. Programa Mais Educação: passo a passo. Brasília: SEB/MEC, 2011. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/passoapasso_maiseducacao.pdf Acesso: 30 out. 2023.
CHAGAS, M. A. M. D. CIEPS: referência de educação integral em meio às ações neoliberais. Educação em Revista, Marília, v. 24, 2023, p. 1-25. Disponível em: https://doi.org/10.36311/2236-5192.2023.v24.e023012 Acesso: 04 nov. 2023.
DELORS, J. Educação: um tesouro a descobri. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. 7ª ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2012.
GALÚCIO, G. S. D. S.; COLARES, M. L. I. S. A relação histórica entre sociedade e escola e suas implicações na educação integral. In: COLARES, M. L. I. S.; JEFREY, D. C.; MACIEL, A. C. (Orgs.). A educação integral como objeto de estudo: mais que um tempo... além dos espaços. Santarém, PA: Ufopa, 2019, p. 155-167. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/18jP7JQjJA4orR3F41fpNcVMevC8XWsZk/view Acesso: 25 out. 2023.
GOMES, T. C.; COLARES, M. L. I. S. Política de Educação Integral em tempo integral: a perspectiva dos professores. Revista Práxis Educacional, v. 15, n. 31, 2019, p. 313-332. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4675 Acesso: 25 out. 2023.
GUIMARÃES, K. R. C.; SOUZA, M. D. F. M. D. Educação integral em tempo integral no Brasil: algumas lições do passado refletidas no presente. Revista Exitus, v. 8, n. 3, 2018, p. 143-169. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/642 Acesso: 23 out. 2023.
JACOMELI, M. R. M.; BARÃO, G. D. O. D.; GONÇALVES, L. S. A política de Educação Integral no Brasil e suas relações com as diretrizes da conferência de Jomtien. Revista Exitus, v. 8, n. 3, 2018, p. 32-57. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/638 Acesso: 19 out. 2023.
LECLERC, G. D. F. E.; MOLL, J. Programa Mais Educação: avanços e desafios para uma estratégia indutora da Educação Integral e em tempo integral. Educar em Revista, v. 45, 2012, p. 91-110. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/n45/07.pdf Acesso em: 16 out. 2023.
MONTEIRO, E. S.; SCAFF, E. A. D. S. A pesquisa em Educação Integral no âmbito das políticas públicas no Brasil. Revista Exitus, v. 5, n. 2, 2015, p. 12-26. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/download/55/55 Acesso: 23 out. 2023.
ÓBIDOS. Lei Nº 4.884 de 23 de junho de 2015: aprova o Plano Municipal de Educação (PME) de Óbidos-Pará. Óbidos, PA: SEMED/CEE, 2015. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/36-elaboracao-e-adequacao-dos-planos-subnacionais-de-educacao Acesso: 01 nov. 2023.
PARÁ. Lei Nº 8.186 de 23 de junho de 2015: aprova o Plano Estadual de Educação (PEE) do Pará. Belém, PA: Governo do Estado, 2015. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/36-elaboracao-e-adequacao-dos-planos-subnacionais-de-educacao Acesso: 30 out. 2023.
PESSOA, P. D. S. et al. Programa Mais Educação: revisão de literatura. Psic. Da Ed., v. 45, 2017, p. 87-94. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psie/n45/n45a09.pdf Acesso: 25 out. 2023.
SOARES, L. D. V.; COLARES, M. L. I. S. Avaliação educacional ou política de resultados? Educação & Formação, v. 5, n. 15, set./dez., 2020, p. 1-24. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2951 Acesso: 23 out. 2023.
SOARES, L. D. V.; FERREIRA, M. A. V. Desafios da prática docente no município de Óbidos-Pará: um estudo sobre a formação de professores na educação básica. In: DICKMANN, I.; DICKMANN, I. (Orgs.). Educação Brasil. Vol. 1. Chapecó: Livrologia, 2019, p. 157-166.
SOUSA, L. T. D.; COLARES, M. L. I. S. O Programa Mais Educação (PME) no município de Belterra/PA: percepção da equipe gestora. Linguagens, Educação e Sociedade, v. 38, 2018, p. 99-121. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/download/7138/pdf Acesso: 28 out. 2023.
Sites consultados:
Centro de referências em educação integral. Conceito de Educação Integral. 2020. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/conceito/ Acesso: 30 out. 2023.
Ibge. Panorama de Óbidos-Pará. 2019. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/obidos/panorama Acesso: 29 out. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.