Do ensino da filosofia: estratégias interdisciplinares

Autores

  • Antônio Joaquim SEVERINO

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2011.v12n1.1539

Palavras-chave:

Ensino Médio. Ensino de Filosofia. Interdisciplinaridade

Resumo

Partindo do pressuposto de que a formação, que se espera da educação escolar, é um processo de busca de uma condição marcada por maior autonomia do sujeito educando, processo que é tarefa conjunta de todo o currículo, sendo assim responsabilidade de todas as disciplinas, o artigo reafirma e explicita o papel específico do componente filosófico nessa formação. Sugere estratégia interdisciplinar no desenvolvimento do trabalho didático-pedagógico para o ensino de Filosofia no curso médio, articulando as demais disciplinas do currículo. Defende que esse modo de lidar com a Filosofia em situação de ensino, além de tornar a atividade didática mais gratificante e motivadora, consegue, com maior fecundidade pedagógica, subsidiar o adolescente a compreender o sentido de sua experiência existencial no âmbito do sentido da existência humana em geral, compreensão essa que é considerada o objetivo intrínseco da formação filosófica. Apresenta, ao final, um esquema sucinto de um exercício de programação integrando as disciplinas do curso médio, destacando os elementos temáticos que lhes são comuns.

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Publicado

2021-09-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Do ensino da filosofia: estratégias interdisciplinares. (2021). Educação Em Revista, 12(1), 81-96. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2011.v12n1.1539