Do ensino da filosofia: estratégias interdisciplinares

Autores

  • Antônio Joaquim SEVERINO

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2011.v12n1.1539

Palavras-chave:

Ensino Médio. Ensino de Filosofia. Interdisciplinaridade

Resumo

Partindo do pressuposto de que a formação, que se espera da educação escolar, é um processo de busca de uma condição marcada por maior autonomia do sujeito educando, processo que é tarefa conjunta de todo o currículo, sendo assim responsabilidade de todas as disciplinas, o artigo reafirma e explicita o papel específico do componente filosófico nessa formação. Sugere estratégia interdisciplinar no desenvolvimento do trabalho didático-pedagógico para o ensino de Filosofia no curso médio, articulando as demais disciplinas do currículo. Defende que esse modo de lidar com a Filosofia em situação de ensino, além de tornar a atividade didática mais gratificante e motivadora, consegue, com maior fecundidade pedagógica, subsidiar o adolescente a compreender o sentido de sua experiência existencial no âmbito do sentido da existência humana em geral, compreensão essa que é considerada o objetivo intrínseco da formação filosófica. Apresenta, ao final, um esquema sucinto de um exercício de programação integrando as disciplinas do curso médio, destacando os elementos temáticos que lhes são comuns.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2021-09-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SEVERINO, A. J. (2021). Do ensino da filosofia: estratégias interdisciplinares. Educação Em Revista, 12(1), 81-96. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2011.v12n1.1539