Fundamento teórico-metodológico do ensino de Filosofia Theoretical-methodological fondations
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2011.v12n1.1536Palavras-chave:
Filosofia. Ensino. MetodologiaResumo
Este artigo tem por objetivo propor um fundamento teórico-metodológico para o ensino de Filosofia, oriundo da própria Filosofia. Trata-se da proposta de Victor Goldschmidt, formulada como tempo lógico e tempo histórico, na interpretação de sistemas filosóficos. Serão avaliados aspectos positivos e negativos de ambas as perspectivas. Consideramos que o ensino de Filosofia abrange duas tarefas: ensinar história da Filosofia ou os conceitos dos filósofos e ensinar a filosofar. Analisando textos recentes sobre o assunto, este artigo procura demonstrar que os atuais estudiosos deveriam observar que ensinar história da Filosofia e os conceitos dos filósofos não é apenas transmissão de informações, e que deve ser tão cuidadosamente estudada quanto a tarefa de ensinar a filosofar.Downloads
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