A ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL NO BRASIL

UMA REVISÃO EM TRÊS ATOS

Autores

  • Rosimar Serena Siqueira Esquinsani Universidade de Passo Fundo/UPF

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2024.v25.e024005

Palavras-chave:

educação em tempo integral, escola pública

Resumo

O texto objetiva discorrer sobre as experiências históricas de escolas em tempo integral no Brasil, bem como localizar a questão contemporaneamente.  Para dar conta do objetivo, foi realizada uma pesquisa de base documental e bibliográfica, pautada por uma metodologia dialética, com procedimento analítico-reconstrutivo, cujo escopo incide sobre a problematização da escola em tempo integral como política educacional, a partir de três atos: a) resgate mínimo da trajetória histórica de algumas das experiências mais conhecidas de escolarização pública em tempo integral no Brasil; b) a discussão e o estatuto atual da escolarização em tempo integral no país e, c) perspectivas e cenários futuros para a escola em tempo integral, a partir da concepção de ampliação da jornada escolar.  Conclui-se que as propostas de escolarização pública em tempo integral são recorrentes na história da educação brasileira e tem potencial de apresentar inspirações qualitativas para a educação pública.

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Publicado

2024-05-02

Edição

Seção

Dossiê: Políticas de ampliação da jornada escolar na educação básica: o tempo como aliado da educação integral

Como Citar

Esquinsani, R. S. S. (2024). A ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL NO BRASIL: UMA REVISÃO EM TRÊS ATOS. Educação Em Revista, 25, e024005. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2024.v25.e024005