Formação docente para educação sobre gênero e sexualidade no currículo da licenciatura em pedagogia de uma universidade virtual

Autores

  • Aline Patricia Campos Tolentino de LIMA Universidade de São Paulo
  • Roseli da SILVA Universidade de São Paulo
  • Juliana de Souza RAMOS Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2023.v24.e023018

Palavras-chave:

Gênero. Sexualidade. Currículo. Educação a distância

Resumo

Este artigo buscou investigar como as temáticas de gênero e sexualidade são abordadas na formação de professores, no curso de licenciatura em Pedagogia, de uma universidade virtual. A pesquisa de análise textual teve como principal objetivo problematizar os discursos sobre gênero e sexualidade, a partir dos materiais que são disponibilizados como videoaulas e o material de linguagem textual nas disciplinas de Escola e Cultura, Teorias do currículo e Educação, corpo e arte, para os alunos do curso de Pedagogia. Os dados da pesquisa foram produzidos a partir da investigação textual realizada no material didático e em videoaulas. Espera-se que este estudo contribua para ressaltar a importância de que cada vez mais questões sobre gênero e sexualidade sejam discutidas na formação inicial de professores, pois a desigualdade nestes âmbitos é evidente em diversos setores da sociedade brasileira.

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Biografia do Autor

  • Aline Patricia Campos Tolentino de LIMA, Universidade de São Paulo

    Doutora em Educação (USP, 2023);  Chefe de Seção de Pré-Escola na Divisão de Educação Infantil na Secretaria Municipal da Educação de Ribeirão Preto e Docente no Ensino Superior no Centro Universitário Barão de Mauá. E-mail: alinelima@educacao.pmrp.sp.gov.br

  • Roseli da SILVA, Universidade de São Paulo

    Professor do Departamento de Economia da Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto, atual Vice-Coordenador do Curso de Economia (início Out/2020) e Presidente da Comissão de Recepção e Orientação CAO-FEARP/USP (início Out/2016). Tenho experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Monetária e Financeira e Econometria Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: regimes monetário e fiscal, mercado financeiro e finanças públicas e inovações didáticas para o ensino de economia.
    Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Teoria Econômica pela Universidade de São Paulo (2003). Visitei a Universidade Carlos III de Madri, como bolsista da Fundação Carolina, de dezembro de 2008 a fevereiro de 2009.
    Fui Visiting Scholar do Program for Economic Research da Columbia University, realizando o projeto de pesquisa “Teoria e Evidências Empíricas em Análise de Política Monetária”, de fevereiro de 2011 a fevereiro de 2012, com financiamento da Fapesp.

  • Juliana de Souza RAMOS, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

    Coordenadora de Projetos na Gestão Pedagógica (Geped) do Grupo de Supervisão Educacional no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (governo do estado de São Paulo). Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" , UNESP Araraquara (2022), Mestra em Ciências Sociais pela PUC-SP (2015), Especialista em História, Sociedade e Cultura pela PUC-SP (2006) e Processos didático-pedagógicos para cursos na modalidade a distância (2023), graduada em Pedagogia (2022), licenciatura em História (2018) pelo Centro Universitário Claretiano e Ciências Sociais (1999) pela Fundação Santo André. Cursando especialização em Educação Especial e Inclusiva. Experiência na área de Gestão Educacional e docência. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). 

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Publicado

2023-10-25

Como Citar

LIMA, A. P. C. T. de, SILVA, R. da, & RAMOS, J. de S. (2023). Formação docente para educação sobre gênero e sexualidade no currículo da licenciatura em pedagogia de uma universidade virtual. Educação Em Revista, 24, e023018. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2023.v24.e023018