O uso dos enfoques epistemológicos: etnomatemática e teoria da aprendizagem significativa durante uma formação continuada na EJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2023.v24.e023019

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Etnomatemática. Teoria da Aprendizagem Significativa.

Resumo

Este estudo apresenta um recorte de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Educação, na linha de pesquisa Formação de Professores, do PPGE-UPE campus Mata Norte. O estudo tratou de analisar as implicações decorrentes de um processo de formação continuada/atualização para professores de matemática na EJA. As ações foram realizadas com 6 professores licenciados em matemática, com a finalidade de embasá-los didática e epistemologicamente, acerca da Teoria da Aprendizagem Significativa e da Etnomatemática. Ao longo do processo de formação continuada, trabalhou-se com os dois aportes supracitados com o intuito de embasá-los didático e epistemologicamente para que eles pudessem construir seus próprios materiais de ensino na busca da relação dessas duas teorias. O artigo em questão evidenciará a relevância da relação de ambos os aportes utilizados durante a formação continuada em serviço, que foram os aportes da Etnomatemática e da Teoria da Aprendizagem Significativa.

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Biografia do Autor

  • Wanderson Felix VIANA, UPE - UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

    Mestre em Educação pela UPE - Campus Mata Norte (2020). Especialista em Metodologia do Ensino a Distância pela UNINASSAU (2019). Especialista em Gestão Educacional pela Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE (2019). Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Frassinetti do Recife (2017). Atualmente é Professor em tempo integral no Ensino Fundamental Anos Iniciais na Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho-PE e Professor Executor de EAD do curso de Pedagogia Digital do Grupo Ser Educacional.

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Publicado

2023-10-26

Edição

Seção

Educação de Jovens e Adultos

Como Citar

VIANA, W. F. (2023). O uso dos enfoques epistemológicos: etnomatemática e teoria da aprendizagem significativa durante uma formação continuada na EJA. Educação Em Revista, 24, e023019. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2023.v24.e023019