Letramento acadêmico de estudantes ingressantes em uma instituição de ensino superior do meio norte do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2023.v24.e023007

Palavras-chave:

Leitura, Interpretação de texto, Produção textual, Graduação

Resumo

O iletramento acadêmico de ingressantes das Instituições de Ensino Superior e tem sido um  limitante à conclusão do curso mais forte do que aspectos financeiros e de outra natureza. Nesse estudo, verificou-se a capacidade de leitura, de interpretação de texto e de produção textual de estudantes ingressantes em uma Instituição Federal de Ensino Superior IFES do Estado do Maranhão, e implementou-se medidas mitigadoras que fomententram a leitura interpretativa e a produção textual. As atividades foram desenvolvidas em duas etapas: (I leitura e intepretação textual; II produção textual) e foram todas aplicadas online através da plataforma Google Classroom. A adesão ao projeto foi baixa  e a maior parte da turma foi composta por estudantes do curso de Licenciatura em Biologia. A leitura continuada na etapa I afetou positivamente a produção textual da etapa II. O desempenho dos estudantes na etapa II foi maior do que na etapa I. Os estudantes recém egressos do ensino médio, que participam de projetos de pesquisa, de projetos de ensino, que são bolsistas de iniciação científica e que são oriundos de escolas privadas, apresentaram os níveis mais altos de desempenho em leitura, interpretação de textos e produção textual.

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Publicado

2023-08-09

Como Citar

Fernandes da Silva, E., Costa de Sousa, G., Letícia Oliveira Silva, A., & Maria de Sousa Lima, F. (2023). Letramento acadêmico de estudantes ingressantes em uma instituição de ensino superior do meio norte do Brasil. Educação Em Revista, 24, e023007. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2023.v24.e023007