Carga de trabalho docente e suas consequências à saúde durante a pandemia
uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2023.v24.e023006Palavras-chave:
Carga de Trabalho, Docentes, PandemiasResumo
A pandemia do COVID-19 colocou uma pressão sem precedentes sobre professores em todo o mundo, levantando sérias preocupações sobre suas cargas de trabalho e consequências como aumento de ansiedade e esgotamento. Objetivou-se identificar as consequências da carga de trabalho para a saúde do professor da educação básica durante a pandemia de COVID-19. Revisão sistemática cuja coleta ocorreu em fevereiro/2023 em portais e bases de dados virtuais com estratégia elaborada através do PICo. Incluídos artigos acerca da temática, resultantes de estudos observacionais, sem filtro de idioma, publicados a partir do início da pandemia em 2020 até janeiro de 2023. A busca identificou 6.958 estudos, após triagem e seleção foram incluídos seis relatos na síntese. Os resultados mostraram que a carga de trabalho adicional evidenciada em tempos de pandemia, além de outros fatores como a falta de familiaridade com novas ferramentas e a carência de formação nesses meios, insuficiência de recursos tecnológicos, a preocupação excessiva com a questão do isolamento social, da privação do contato humano e do risco de contaminação e morte pelo vírus COVID-19, repercutiu na qualidade de vida e no aumento de condições como depressão, ansiedade, estresse, transtorno de pânico, insônia, medo, raiva e síndrome de burnout.
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