Crianças e infâncias em territórios quilombolas na Amazônia paraense

Autores

  • Eliana Campos Pojo Toutonge Universidade Federal do Pará
  • Lucirlândia Oliveira Santos Tembé Universidade Federal do Pará
  • Naire Gomes de Sousa Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2023.v24n1.p51

Palavras-chave:

Crianças. Infâncias. Territórios Quilombolas crianceiros

Resumo

O estudo intui entre outras questões dar visibilidade as vozes, as brincadeiras, a imaginação, o trânsito, as práticas, as culturas da infância de dois grupos de crianças quilombolas que vivem na Amazônia paraense. A partir da etnografia com crianças realizamos uma escuta amorosa e comprometida com o que as crianças tinham a nos dizer a respeito das brincadeiras, dos brinquedos e das interações que experenciam nesses territórios crianceiros. Também, as narrativas das crianças e de duas pesquisadoras quilombolas, compõem o texto etnográfico. Por fim, o estudo anuncia as comunidades quilombolas do Itamoari e do Bairro Alto a partir do olhar das crianças, das expectativas em relação ao que seja ser criança e viver a infância nesses territórios amazônicos. Com a licença das crianças, ao adentramos em seus universos, ganha contorno no estudo, um território crianceiro revelador das culturas da infância quilombola.

 

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Biografia do Autor

  • Eliana Campos Pojo Toutonge, Universidade Federal do Pará

    Doutora em Ciências Sociais (UNICAMP); Professora da Faculdade de Educação e Ciências Sociais pela
    Universidade Federal do Pará, Campus de Abaetetuba; Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão De Bubuia Amazônica.

  • Lucirlândia Oliveira Santos Tembé, Universidade Federal do Pará

    Estudante de Graduação, curso de Pedagogia, UFPA, Campus de Bragança. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infâncias, Educação e Cultura na Amazônia Paraense (NEPIECAP) e representante do coletivo denominado Associação dos Discentes Quilombola (ADQ).

  • Naire Gomes de Sousa, Universidade Federal do Pará

    Pedagoga. Mestrado em Linguagens e Saberes na Amazônia pela Universidade Federal do Pará, UFPA.
    Atualmente, docente da Secretaria de Educação de Bragança, atuando como Coordenadora da Educação
    Infantil, SEMED.

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Publicado

2023-02-09

Edição

Seção

Educação Infantil

Como Citar

Toutonge, E. C. P., Tembé, L. O. S., & Sousa, N. G. de. (2023). Crianças e infâncias em territórios quilombolas na Amazônia paraense. Educação Em Revista, 24, e023003. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2023.v24n1.p51