Crianças e infâncias em territórios quilombolas na Amazônia paraense

Autores

  • Eliana Campos Pojo Toutonge Universidade Federal do Pará
  • Lucirlândia Oliveira Santos Tembé Universidade Federal do Pará
  • Naire Gomes de Sousa Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2023.v24n1.p51

Palavras-chave:

Crianças. Infâncias. Territórios Quilombolas crianceiros

Resumo

O estudo intui entre outras questões dar visibilidade as vozes, as brincadeiras, a imaginação, o trânsito, as práticas, as culturas da infância de dois grupos de crianças quilombolas que vivem na Amazônia paraense. A partir da etnografia com crianças realizamos uma escuta amorosa e comprometida com o que as crianças tinham a nos dizer a respeito das brincadeiras, dos brinquedos e das interações que experenciam nesses territórios crianceiros. Também, as narrativas das crianças e de duas pesquisadoras quilombolas, compõem o texto etnográfico. Por fim, o estudo anuncia as comunidades quilombolas do Itamoari e do Bairro Alto a partir do olhar das crianças, das expectativas em relação ao que seja ser criança e viver a infância nesses territórios amazônicos. Com a licença das crianças, ao adentramos em seus universos, ganha contorno no estudo, um território crianceiro revelador das culturas da infância quilombola.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Campos Pojo Toutonge, Universidade Federal do Pará

Doutora em Ciências Sociais (UNICAMP); Professora da Faculdade de Educação e Ciências Sociais pela
Universidade Federal do Pará, Campus de Abaetetuba; Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão De Bubuia Amazônica.

Lucirlândia Oliveira Santos Tembé, Universidade Federal do Pará

Estudante de Graduação, curso de Pedagogia, UFPA, Campus de Bragança. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infâncias, Educação e Cultura na Amazônia Paraense (NEPIECAP) e representante do coletivo denominado Associação dos Discentes Quilombola (ADQ).

Naire Gomes de Sousa, Universidade Federal do Pará

Pedagoga. Mestrado em Linguagens e Saberes na Amazônia pela Universidade Federal do Pará, UFPA.
Atualmente, docente da Secretaria de Educação de Bragança, atuando como Coordenadora da Educação
Infantil, SEMED.

Referências

ARENHART, Deise. Culturas Infantis e desigualdades Sociais. Petrópolis: Vozes, 2016.

BARROS, Manoel de. Escova. In: Memórias inventadas: a infância. São Paulo: Planeta, 2003.

BUENO, Michele Escoura. Girando entre Princesas: performance e contorno de gêneros em uma etnografia com crianças. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-08012013-124856/pt-br.php. Acesso em: 02 maio 2022.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Olhar o mundo e ver a criança: Ideias e imagens sobre ciclos de vida e círculo de cultura. Crítica educativa (Sorocaba/SP), Vol.1, n.1, jan./jun. 2015. p.108-132.

BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e Cultura. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

COHN, Clarice. Antropologia da criança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

FRIEDMANN, Adriana. A vez e a voz das crianças: escutas antropológicas e poéticas das infâncias. São Paulo: Panda Books, 2020.

GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de. Olhar Viajante: Antropologia, Criança e Aprendizagem. Revista Pro-Posições. Campinas, v. 23, n. 2 (68), p. 161-178, MAIO/AGO, 2012.

KRAMER, Sônia. Autoria e autorização: questões éticas da pesquisa com crianças. Caderno de Pesquisa: São Paulo, n.116, p.41-59, jul. 2002.

OLIVEIRA, Roberto Cardoso. O trabalho do antropólogo. Revista de antropologia. São Paulo: USP, v. 39 n. 1. p. 13-37, 1996. Disponível em: http://www.revistas.usp.br. Acesso em: 29 jan. 2022.

PEREIRA, Eugenio Tadeu. Brincar e criança. In: CARVALHO, Alysson. (org.). Brincar(es). Belo Horizonte: Editora UFMG, 2019.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Gerações e Alteridade: Interrogações a partir da sociologia da Infância. Educação & Sociedade. (Dossiê Temático Sociologia da Infância: Pesquisas com crianças). CEDES – Brasil, vol. 26, nº 91: 361 – 378.

ZAVALLONI, Gianfranco. A pedagogia do caracol: Por uma escola lenta e não violenta. Americana, SP: Adonis, 2012.

Downloads

Publicado

2023-02-09

Como Citar

Toutonge, E. C. P., Tembé, L. O. S., & Sousa, N. G. de. (2023). Crianças e infâncias em territórios quilombolas na Amazônia paraense. Educação Em Revista, 24, e023003. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2023.v24n1.p51

Edição

Seção

Educação Infantil