Ensino de libras para ouvintes
análise bibliográfica dos processos linguísticos envolvidos
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22esp2.p39Palavras-chave:
Metodologia, Ouvintes, Ensino-aprendizagemResumo
O ensino–aprendizagem para surdos tem se destacado no Brasil e a demanda por profissionais, aumentado de forma decorrente. Com o avanço da Língua Brasileira de Sinais para a inserção dos surdos na sociedade, surgiu a necessidade de atualizar e criar metodologias e técnicas de ensino para o público ouvinte que busca melhorar a sua comunicação com a comunidade surda. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo principal abordar metodologias e processos de ensino de Libras para alunos ouvintes. Para atingir os objetivos propostos, foram utilizadas metodologias que compreenderam levantamento bibliográfico, pesquisas qualitativas e entrevistas com docentes de Libras experientes no ensino para ouvintes. Após avaliação de todo arcabouço informativo adquirido, constatou-se a necessidade de mais estudos e pesquisas direcionados em elaborar e implementar metodologias eficazes para o ensino-aprendizagem dos alunos ouvintes.
Downloads
Referências
ALMEIDA FILHO, J. C. P. (1998). Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas: Pontes.
BARBOSA, Ana Clarisse Alencar; LACERDA, Lúcia Loreto. Parâmetros de ensino em língua Brasileira de sinais como L2. Indaial: UNIASSELVI, 216 p.; il. ISBN 978-85-515-0256-3. 2019.
BRASIL, BRASÍLIA. Decreto Nº 5626 de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a lei nº10, v. 436, 2005.
BRASIL, Lei de Diretrizes. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais-Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União, 2002.
BRASIL, C. Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Diário Oficial da União, 2000.
BRITO, Lucinda Ferreira. Língua brasileira de sinais – Libras. 1997. Disponível em: <http://www.librasgerais.com.br/materiais-inclusivos/downloads/gramatica-libras.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2020.
CRUZ, Jéssica Milena Leal da Silva; CRUZ, Rodrigo Gonçalves; CAMPELO, Wanúbya do Nascimento Moraes. A utilização de livros didáticos digitais em libras na educação dos surdos. Littera on line, v. 9, n. Esp., 2018.
FARIAS, Roberta Andrade. Motivação na aprendizagem de Língua Inglesa: estudo de caso na zona rural de Cabaceiras/Pb. Revista Fronteira Digital. Ano II, n. 04, 2011.
FELIPE, Tanya A. de Souza; MONTEIRO, Mirna Salerno. Libras em Contexto: Curso Básico: Livro do Professor – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2006. 6ª. Edição 448 p.
GESSER, Audrei. “Um olho no professor surdo e outro na caneta”: ouvintes aprendendo a Língua Brasileira de Sinais. Unpublished doctoral dissertation. Universidade de Campinas, Campinas, Brazil, 2006.
______. Metodologia de ensino em Libras como L2. Florianópolis: Ed. UFSC, 2010.
______. O ouvinte e a surdez: sobre ensinar e aprender a Libras. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
GÓMEZ, Pascual Cantos. A motivação no processo ensino/aprendizagem de idiomas: Um enfoque desvinculado dos postulados de Gardner e Lambert. Trabalhos em linguística aplicada. Campinas, v. 34, pp. 53-77, 1999.
ISIDORIO, Allisson Roberto. Inclusão: Aulas de Libras (L2) para crianças ouvintes em uma escola inclusiva no Programa Mais Educação. Centro Virtual de Cultura Surda – Revista Virtual De Cultura Surda. Edição n. 20. jan. ISSN: 1982-6842. 2017.
LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de; CAPORALI, Sueli Aparecida; LODI, Ana Claudia. Questões preliminares sobre o ensino de língua de sinais a ouvintes: reflexões sobre a prática. Distúrbios da Comunicação, v. 16, n. 1, 2004.
NEIGRAMES, Wáquila Pereira; TIMBANE, Alexandre António. Discutindo metodologias de ensino de libras como segunda língua no ensino superior. Revista de Estudos Acadêmicos de Letras, v. 11, n. 01, p. 140-161, 2018.
SCHMITT, Camila da Silva; DOMINGUES, Maria José Carvalho de Souza. Estilos de aprendizagem: um estudo comparativo. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 21, n. 2, p. 361-386, 2016.
SCHOEN, Teresa helena; SIVIERO, Juliana; CHIARI, Brasília Maria. Estratégias de aprendizagem de estudantes de língua espanhola falantes de português. Psic. da Ed., São Paulo, 36, 1º sem. de 2013, pp. 19-28.
SILVA, Maria Auxiliadora Baggio da. A atividade pedagógica como estratégia de motivação: implicações no desempenho de alunos surdos na produção escrita em língua portuguesa. 2007.
SILVA, Roseli Reis da. O ensino da LIBRAS para ouvintes: análise comparativa de três materiais didáticos. Libras em estudo: Ensino-aprendizagem, p. 105 - 130. 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.