Subjetividade e fracasso escolar

um estudo de caso a partir de uma abordagem da psicanálise

Autores

  • Marcello Vieira Lasneaux Instituto Federal de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22esp2.p93

Palavras-chave:

Fracasso escolar, Inclusão, Educação especial

Resumo

O fracasso escolar se realiza quando a exigência da escola ultrapassa a capacidade momentânea de aprendizagem do aluno. A partir da perspectiva psicanalítica e um estudo de caso, procurou-se reconhecer a relação entre subjetividade e fracasso escolar. Os dados foram obtidos de entrevistas e análise de laudo de uma aluna de 17 anos com queixa de baixo desempenho acadêmico. Embasado pela literatura, sugere-se que o fracasso escolar estaria formulado por questões de ritmos e tensões - que dizem respeito ao expediente pedagógico das instituições de ensino, mas também aos conflitos edipianos, da castração simbólica, das disputas derivadas da relação sujeito-objeto. O fracasso escolar poderia ser visualizado como um triângulo cujo baricentro é a aprendizagem. Nos vértices estariam: o aluno - reivindicador dessa subjetividade; as relações familiares - que
se organizam em torno das tensões das relações objetais, particularmente da mãe; a instituição de ensino - que deve se apropriar e se conscientizar oferecendo um ambiente favorável e personalizado para a aprendizagem acontecer. O fracasso resultaria da impossibilidade desse equilíbrio e a solução poderia partir da convocação da psicoterapia e do envolvimento-aceitação-adaptação escolar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcello Vieira Lasneaux, Instituto Federal de Brasília

    Doutor em Educação (Unb, 2021), docente no Instituto Federal de Brasília (campus Brasília).

Referências

BRASIL. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: lei no. 9.394, 20 de dezembro de 1996 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 6 ed. Brasília: Câmara de Deputados, Edições Câmara, 2001.

CASTRO, J. E.; SILVEIRA, M. G. O sintoma da criança: produção compósita de desejo e de gozo. Opção lacaniana online. Ano 7, n. 20. 2016. Disponível em <http://www.opcaolacaniana.com.br/pdf/numero_20/O_sintoma_da_crianca.pdf> Acesso em 01 dez 2018.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. PARECER CNE/CEB 17/2001. Despacho do Ministro em 15/8/2001, publicado no Diário Oficial da União de 17/8/2001, Seção 1, p.46. BRASÍLIA, 2001.

CORDIÉ, A. Los retrasados no existen: psicoanálisis de niños con fracaso escolar. Buenos Aires: Ediciones Nueva Visión, 1994.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O anti-édipo: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Ed. 34, 2010.

ESPANHA. MINISTERIO DE EDUCACIÓN Y CIENCIA ESPAÑA – Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura. Conferência Mundial sobre Necesidades Educativas Especiales: Acceso y calidad. España: Salamanca, 1994.

KEHL, M. R. Por que Freud hoje? São Paulo: Ed. Zagodoni, 2017.

LAJONQUIÈRE, L. Sigmund Freud e o interesse pedagógico da psicanálise. in KEHL, M. R. Por que Freud hoje? São Paulo: Ed. Zagodoni, 2017.

LIBÂNEO, J. C. Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1990.

MANNONI, M. A criança retardada e a mãe. São Paulo: Martins Fontes, 1985.

MARCUSE, H. Guerra, Tecnología y Fascismo. Medelin: Editorial Universidad de Antioquia, 2001.

RODRIGUES, G. A. Educação Anarquista em cultura visual. Brasília: Editora UnB, 2014.

ROUDINESCO, E.; PLON, M. Dicionário de psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

SAFATLE, V. O circuito dos afetos – Corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.

SANTIAGO, A. L. A inibição intelectual na psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

TALAFERRO, A. Curso básico de psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 2016.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Lasneaux, M. V. (2021). Subjetividade e fracasso escolar: um estudo de caso a partir de uma abordagem da psicanálise. Educação Em Revista, 22(esp2), 93-106. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22esp2.p93