Aprendizagem situada e comunidades de prática
um olhar sobre o processo de aprendizagem de artesãs da associação mãos nativas no contexto da prática social
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n2.p105Palavras-chave:
Aprendizagem Situada, Comunidades de Prática, Associação Mãos Nativas.Resumo
O presente trabalho teve como proposta analisar o processo de aprendizagem com foco na participação e aplicação dos conceitos de comunidade de prática, tendo como referência para análise a Associação Mãos Nativas no Brasil. Estudo de caráter qualitativo e exploratório, procurou interpretar numa perspectiva socioconstrutivista, as interações sociais contextualizadas teoricamente com base nos conceitos de aprendizagem situada, considerando que a aprendizagem nesse contexto pode ser entendida como uma atividade focada no processo de participação periférica legitimada na participação e engajamento dos sujeitos envolvidos que se tornam participantes plenos. A aplicação do método qualitativo para análise decorre da necessidade de compreensão dos sentidos e significados construídos pelas pessoas inseridas a partir de suas experiências e relações. A coleta de dados e entrevistas configuraram-se como etapas fundamentais, considerando a necessidade de observação, seguidas por uma análise que ao longo desse estudo está descrita com ênfase na aprendizagem coletiva, processo de aprendizagem situada e práticas sociais.
Downloads
Referências
Barros, A. J. S; Leihfeld, N. A. S. (2017). Introdução à Metodologia do Trabalho Científico. 10ª ed. São Paulo: Atlas.
Crabtree, B. F., & Miller, W. F. (1992). A template approach to text analysis: Developing and using codebooks. In B. F. Crabtree & W. L. Miller (Eds.), Research methods for primary care, Vol. 3. Doing qualitative research (p. 93–109). Sage Publications, Inc
Fox, S. (1997). From management education and development to the study of
managerial learning. In: J. Burgoyne; M. Reynolds. Management learning:
integrating perspectives in theory and practice. (pp. 102-120). London: Sage Publications.
Geertz, C. (1973). The interpretacion of cultures. New York: Basic Books.
Gil, A. C. (2019). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 7ª ed. São Paulo: Atlas.
Gherardi, S; Nicolini, D. & Odella, F. (1998). Toward a social understanding of how people learn in organizations. Management learning, 29 (3), 273-297.
Gudolle, L. S; Antonello, C. S; & Flash, L. (2012). Aprendizagem situada, participação e legitimidade nas práticas de trabalho. RAM. Revista de Administração Mackenzie, 13(1), 14-39. https://dx.doi.org/10.1590/S1678-69712012000100002
Lave, J. & Wenger, E (1991). Situated learning: legimate periheral participation. Cambridge: Cambridge University Press.
Lee, S. & Roth, W, M. (2003). Becoming and Belonging: Learning Qualitative Research Through Legitimate Pheriferal Participation. Forum: Qualitative Social Research / Forum Qualitative Sozial forschung. 4(2).
Marconi, M. A.; Lakatos, E. M. (2017). Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas.
Yin, R. K. (2016). Pesquisa qualitativa do início ao fim. Penso.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.