Aprendizagem situada e comunidades de prática

um olhar sobre o processo de aprendizagem de artesãs da associação mãos nativas no contexto da prática social

Autores

  • Ednalva Mendonça Tavares de Mendonça Telinhos Pereira Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - ULHT
  • Werner Bessa Vieira Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - ULHT
  • Isis Maria Monteles Bastos Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - ULHT
  • Ângela Valéria de Amorim Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - ULHT
  • Patricia Carly de Farias Campos Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - ULHT
  • Ana Cunha Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia - ULHT
  • Ceci Figueiredo de Moura Santiago Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - ULHT

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n2.p105

Palavras-chave:

Aprendizagem Situada, Comunidades de Prática, Associação Mãos Nativas.

Resumo

O presente trabalho teve como proposta analisar o processo de aprendizagem com foco na participação e aplicação dos conceitos de comunidade de prática, tendo como referência para análise a Associação Mãos Nativas no Brasil. Estudo de caráter qualitativo e exploratório, procurou interpretar numa perspectiva socioconstrutivista, as interações sociais contextualizadas teoricamente com base nos conceitos de aprendizagem situada, considerando que a aprendizagem nesse contexto pode ser entendida como uma atividade focada no processo de participação periférica legitimada na participação e engajamento dos sujeitos envolvidos que se tornam participantes plenos. A aplicação do método qualitativo para análise decorre da necessidade de compreensão dos sentidos e significados construídos pelas pessoas inseridas a partir de suas experiências e relações. A coleta de dados e entrevistas configuraram-se como etapas fundamentais, considerando a necessidade de observação, seguidas por uma análise que ao longo desse estudo está descrita com ênfase na aprendizagem coletiva, processo de aprendizagem situada e práticas sociais.

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Biografia do Autor

  • Ednalva Mendonça Tavares de Mendonça Telinhos Pereira, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - ULHT

    Doutoranda em Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa/PT, iniciado em 2020), Mestra em Ciências da Educação pela Faculdade Humanística Europa/Instituto Erasmo de Rotterdam, de Lisboa/PT (2019); professora concursada de Ciências Biológicas da Secretaria de Educação do município de Lauro de Freitas (BA).

  • Werner Bessa Vieira, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - ULHT

    Doutorando em Educação pela Universidade Lusófona de Lisboa (Portugal), mestre em Ciências Biológicas (UnB, 2005); Professor do Centro Universitário Uniprojeção e de Ciências biológicas na Secretaria de Educação do Distrito Federal.

  • Isis Maria Monteles Bastos, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - ULHT

    Doutoranda em Educação na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa (Portugal); Mestre em Tecnologias Educacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (UFMA); Chefe da Divisão de Formação Profissional e Avaliação de Desempenho da PROGEP da Universidade Estadual do Maranhão; Supervisora Educacional da Secretaria de Educação do Maranhão; Professora das Séries Iniciais da Secretaria Municipal de Educação de São Luís, Maranhão. Atua com docência no ensino superior e projetos na área de educação.

  • Ângela Valéria de Amorim, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - ULHT

    Doutoranda em Ciências da Educação e mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2011), revalidado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em (2016); professora do Instituto Federal de Pernambuco Abreu e Lima.

  • Patricia Carly de Farias Campos, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - ULHT

    Doutoranda em Ciência da Educação. Possui mestrado em Engenharia Mecânica (UFPE, 2003). Atualmente professora do IFPE- Abreu e Lima.

  • Ana Cunha, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia - ULHT

    Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade Nova de Lisboa, pós-graduada em Ciências da Educação pela ULHT, onde frequenta o Doutoramento em Educação, Diretora Executiva do Instituto Lusófono de Investigação e Desenvolvimento, e Professora Assistente na Universidade Lusófona.

  • Ceci Figueiredo de Moura Santiago, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - ULHT

    Doutoranda em Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias; Mestre em Avaliação pela Fundação Cesgranrio; docente na UFRJ.

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Publicado

2021-08-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Pereira, E. M. T. de M. T., Vieira, W. B., Bastos, I. M. M., Amorim, Ângela V. de, Campos, P. C. de F., Cunha, A., & Santiago, C. F. de M. (2021). Aprendizagem situada e comunidades de prática: um olhar sobre o processo de aprendizagem de artesãs da associação mãos nativas no contexto da prática social. Educação Em Revista, 22(2), 105-120. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n2.p105