A iniciação científica na formação de professores

Representações dos pesquisadores-orientadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n1.p31

Palavras-chave:

Iniciação Científica, Formação de Professores, Educação Básica

Resumo

O artigo aborda a incorporação da pesquisa como princípio da formação de professores, instrumento de ensino e produção do conhecimento; para tanto discute as percepções de professores orientadores de iniciação científica em cursos de graduação em licenciatura. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo cujos procedimentos metodológicos envolveram revisão narrativa, aplicação de questionário estruturado, análise de frequência simples e discussão dos resultados. Dele participaram sessenta e seis professores do ensino superior que consideram positivas as contribuições da iniciação científica para sua própria formação e para a formação de seus alunos, com médias ligeiramente mais altas no segundo caso. São evidenciados os aspectos mais vulneráveis da atividade de orientação que demandam maior atenção dos pesquisadores. Esses resultados sustentam a conclusão
de que a iniciação científica contribui para a construção de disposições sociais de envolvimento com a cultura científica entre estudantes de licenciatura, contribui para a disseminação deste habitus no ensino superior e, potencialmente, na educação básica.

Recebido em: 01/09/2020.
Aprovado em: 07/112020.

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Biografia do Autor

  • Shirley de Lima Ferreira Arantes, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Doutora em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pelo Programa EICOS do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Adjunta de Psicologia da Educação na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). 

  • Bruno Otávio Arantes, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Doutor em Psicologia do Trabalho pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Adjunto de Psicologia do Trabalho na Faculdade de Políticas Públicas Tancredo Neves da Universidade do Estado de Minas Gerais (FAPP/UEMG). 

  • Diego Alves Simão, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Estudante do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade do Estado de Minas Gerais. Bolsista do Programa de Apoio à Pesquisa da Universidade do Estado de Minas Gerais (PAPq/UEMG).

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Publicado

2021-02-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Arantes, S. de L. F., Arantes, B. O., & Simão, D. A. (2021). A iniciação científica na formação de professores: Representações dos pesquisadores-orientadores. Educação Em Revista, 22(1), 31-52. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n1.p31