A iniciação científica na formação de professores
Representações dos pesquisadores-orientadores
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n1.p31Palavras-chave:
Iniciação Científica, Formação de Professores, Educação BásicaResumo
O artigo aborda a incorporação da pesquisa como princípio da formação de professores, instrumento de ensino e produção do conhecimento; para tanto discute as percepções de professores orientadores de iniciação científica em cursos de graduação em licenciatura. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo cujos procedimentos metodológicos envolveram revisão narrativa, aplicação de questionário estruturado, análise de frequência simples e discussão dos resultados. Dele participaram sessenta e seis professores do ensino superior que consideram positivas as contribuições da iniciação científica para sua própria formação e para a formação de seus alunos, com médias ligeiramente mais altas no segundo caso. São evidenciados os aspectos mais vulneráveis da atividade de orientação que demandam maior atenção dos pesquisadores. Esses resultados sustentam a conclusão
de que a iniciação científica contribui para a construção de disposições sociais de envolvimento com a cultura científica entre estudantes de licenciatura, contribui para a disseminação deste habitus no ensino superior e, potencialmente, na educação básica.
Recebido em: 01/09/2020.
Aprovado em: 07/112020.
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