Educação das relações Étnico-Raciais no contexto pré-vestibular
uma análise do caso do CEUE PV
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22nesp.p9-22Palavras-chave:
Educação das Relações Étnico-Raciais, Ensino de História em espaços não-escolares, Educação Antirracista, Pré-vestibular popularResumo
Neste artigo, apresentamos um estudo acerca da inserção do tema da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) no âmbito do Curso Pré-vestibular popular CEUE– Porto Alegre –RS. Como estratégia metodológica, realizamos uma análise interpretativa documental dos conteúdos programáticos de um conjunto de palestras apresentados em atividades do preparatório, material fornecido por professores e direção da instituição. Para tanto, tomamos emprestado o aporte teórico dos Estudos Culturais enquanto recurso interpretativo das práticas de ensino antirracista mobilizadas no âmbito do referido Pré-vestibular. Entendemos a inserção da ERER enquanto um desdobramento importante no que tange o atendimento das demandas inclusivas das pautas identitárias. Ao abrir espaço de discussão acerca do tema da ERER, a instituição de ensino referida se coloca como aliada das lutas dos movimentos sociais negros e assume uma postura afirmativa e propositiva. Tal posicionamento produz efeitos potentes no que diz respeito a promoção da igualdade racial, bem como de práticas educativas inclusivas, contra-hegemônicas e problematizadoras das estruturas sociais.
Recebido em: 23/08/2020.
Aprovado em: 17/11/2020.
Downloads
Referências
BARBOSA FILHO, E. L. Pré-Vestibulares Comunitários: Movimentos Sociais de educação da década de 1990. 2010. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: <http://educacao.unirio.br/uploads/Disserta%C3%A7%C3%B5es/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20PPGEDU%20-%20Elson%20Luiz.pdf>. Acesso em: 13 jan. 2016.
BRASIL. Lei 10.639. Institui a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana na Educação Básica. Presidência da República Federativa do Brasil. Brasília. DF. 2003.
BRASIL. Lei 12.711. Lei de cotas para o Ensino Superior. Presidência da República Federativa do Brasil. Brasília, DF. 2012.
CEUE Pré-Vestibular. Edital nº1/2020 – Seleção de alunos para o CEUE Pré-Vestibular. Disponível em: https://www.ceuepv.com.br/processo-seletivo. Acesso em 06/04/2020.
DOMINGUES, P. Espaço Aberto Ações afirmativas para negros no Brasil: o início de uma reparação histórica. Revista Brasileira de Educação, n. 29, p. 164-176, 2005.
GALLO, S. O pequeno cidadão: sobre a condução da infância em uma governamentalidade democrática. In: RESENDE, Aroldo de. (Org.). Michel Foucault: o governo da infância. Belo Horizonte: Autêntica, p.329-343, 2015.
HALL, S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, v. 22, n. 2, 1997b.
HALL, S. O espetáculo do outro. Hall, S. Sin garantías: trayectorias y problemáticas en estudios culturales. Ecuador: Envión Editores, 1997a.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil. 2019.
LOPES, M. C. Políticas de inclusão e governamentalidade. Educação e Realidade, v. 34, p. 153-170, 2009.
RIBEIRO, D. O que é lugar de fala? Letramento Editora e Livraria LTDA, 2018.
SILVA, C. B. Conhecimento Histórico Escolar. In: FERREIRA, Marieta Moraes de.; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de (Orgs.). Dicionário de Ensino de História, Rio de Janeiro, FGV Editora, 2019.
SPIVAK, G. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: UFMG, 2010.
THOMA, A. S. Educação Bilíngue nas Políticas Educacionais e Linguísticas para Surdos: discursos e estratégias de governamento. Educação & Realidade, v. 41, n. 3, 2016.
WHITAKER, D. C. A. Da "invenção" do vestibular aos cursinhos populares: um desafio para a orientação profissional. Revista Brasileira de Orientação Profissional, São Paulo, v. 11, n. 2, jul./dez. 2010. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbop/v11n2/v11n2a13.pdf>. Acesso em: 05/04/2020.
WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença: a perspectivados estudos culturais. Petrópolis: Vozes, p. 7-72, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.