Educação escolar e antropologia
a educação indígena e o combate ao sexismo, à homofobia e ao racismo direcionado à cultura Afro-Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22esp2.p73Palavras-chave:
Antropologia e Educação Escolar, Educação Indígena, MisoginiaResumo
O artigo objetiva apresentar contribuições da Antropologia para quatro realidades da educação escolar: a educação indígena, a discriminação contra mulheres e contra pessoas homossexuais e transexuais e o racismo contra práticas culturais e religiosas afro-brasileiras. No que diz respeito à metodologia, foi utilizada a revisão narrativa sobre estes temas em interface com a educação escolar. Aqui a escola é entendida como a principal manifestação da educação formal no Ocidente e a partir do conceito de campo educacional: de suas estruturações históricas, sociais, políticas, econômicas e, notadamente, culturais, visão com a qual a Antropologia pode contribuir enormemente. Advoga-se que a Antropologia se volte mais para a Educação e, especialmente, para uma de suas aplicações práticas, a Pedagogia, e que essa se abra mais às contribuições do campo antropológico como faz em relação à Sociologia e à Psicologia, por exemplo.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei nº 9.394/1996. Disponível em: < http://portal. mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein>. Acesso em: 29/01/2021.
BRASIL. Lei de Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Lei nº 10.639/2003. Disponível em:<https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2003/lei-10639-9-janeiro-2003-493157-veto-13762-pl.html>. Acesso em: 29/01/2021.
CARRIL, L. de F. B. Os desafios da educação quilombola no Brasil. O território como contexto e texto. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 69, p. 539-564, abr./jun. 2017.
CIARAMELLO, P. R. Escolarização indígena, cultura e educação. Educação, Sociedade & Cultura, Porto, n. 41, p. 109-125, 2014.
DAUSTER, T.; TOSTA, S.; ROCHA, G. (orgs.). Etnografia e Educação: culturas escolares, formação e sociabilidades infantis e juvenis. Lamparina: Rio de Janeiro, 2012.
DAYRELL, J. A escola como espaço sócio-cultural. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.
FORQUIN, J. C. Escola e Cultura. As bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
FREITAS, Marcel de A. Mulheres Cientistas – percursos e percalços a partir da realidade da UFMG. Belo Horizonte: Editora Conhecimento, 2018.
GOLDENBERG, S.; GUIMARÃES, C. A.; CASTRO, A. A. Elaboração e Apresentação de Comunicação Científica. São Paulo: s/d, 2005. Disponível em: http://www.usinadepesquisa.com/metodologia/. Acesso em: 15/05/2005.
GOMES, N. L. Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas. Revista Brasileira de Política e Administração em Educação, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 109-121, jan./abr. 2011.
GOMES, M. M.; BROCHADO, M.; LIPOVETSKY, N. (orgs). Curso de Aperfeiçoamento Paideia Jurídica na Escola: educação em direitos humanos para uma consciência jurídica cidadã. Belo Horizonte: CAED/UFMG, 2014.
GUEDES, S. L. Por uma abordagem etnográfica dos contextos pedagógicos. In: GUEDES, S. L.; CIPINIUK, T. A. Abordagens etnográficas sobre educação: adentrando os muros das escolas. Niterói: Alternativa, 2014.
GUSMÃO, N. M. M. Antropologia e educação: um campo e muitos caminhos. Linhas Críticas, Brasília, v. 21, n. 44, p. 19-37, jan/abr. 2015.
LAPLANTINE, F. Aprender Antropologia. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
LOURO, G. L. Corpos, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2003.
PARKER, R. Abaixo do Equador. São Paulo: Record, 2002.
PEIRANO, M. Etnocentrismo às avessas: o conceito de ‘sociedade complexa’. Dados – Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 26, n. 1, p. 97-115, 1983.
SILVA, A. L. Uma ‘Antropologia da Educação’ no Brasil? Reflexões a partir da escolarização indígena. In: SILVA, Aracy L.; FERREIRA, Mariana K. L. (orgs). Antropologia, História e Educação. A questão indígena e a escola. 2 ed. São Paulo: Global, 2001, p. 29-43.
TOSTA, S.; ROCHA, G. Antropologia & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
WENETZ, I.; ATHAYDE, P.; LARA, L. Gênero e sexualidade no esporte e na educação física. Natal: EDUFRN, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.