A importância da semântica discursiva para a análise documental

um estudo em texto ficcional

Autores

  • Ângela Maranhão Gandier Universidade Federal de Pernambuco
  • Fabio Assis Pinho Universidade Federal de Pernambuco http://orcid.org/0000-0003-1346-3808

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2018.v12n2.03.p13

Palavras-chave:

Análise documental, Semântica Discursiva, Literatura Brasileira

Resumo

Este artigo se ocupa do Percurso Figurativo e do Percurso Temático, oriundo da Semântica Discursiva de Algirdas Julien Greimas. A aplicação desse método recaiu na crônica “Nos primeiros começos de Brasília”, de Clarice Lispector, e teve resultados satisfatórios porque o modelo greimasiano visa elucidar tanto as estruturas subjacentes no texto, como mostrar que a narrativa literária é um discurso como qualquer outro, sendo assim pode ser submetido à aplicação dos percursos figurativo e temático onde ocorrem os processos de tematização e figurativização, os dois níveis de concretização de sentido. Portanto, este modelo de análise semântica pode fornecer relevante contribuição teórica à análise documental de textos de ficção com vistas à extração e estabelecimento do tema, contribuindo desta forma para consolidar a vertente de pesquisa interdisciplinar entre a Organização e Representação do Conhecimento e a Semiótica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ângela Maranhão Gandier, Universidade Federal de Pernambuco

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Mestrado e Doutorado Acadêmicos) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Fabio Assis Pinho, Universidade Federal de Pernambuco

Professor no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Mestrado e Doutorado Acadêmicos) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela UNESP. Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela UFSCar.

Referências

.

Downloads

Publicado

2018-08-01

Como Citar

Gandier, Ângela M., e F. A. Pinho. “A importância Da semântica Discursiva Para a análise Documental: Um Estudo Em Texto Ficcional”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 12, nº 2, agosto de 2018, doi:10.36311/1981-1640.2018.v12n2.03.p13.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)