A importância da semântica discursiva para a análise documental

um estudo em texto ficcional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2018.v12n2.03.p13

Palavras-chave:

Análise documental, Semântica Discursiva, Literatura Brasileira

Resumo

Este artigo se ocupa do Percurso Figurativo e do Percurso Temático, oriundo da Semântica Discursiva de Algirdas Julien Greimas. A aplicação desse método recaiu na crônica “Nos primeiros começos de Brasília”, de Clarice Lispector, e teve resultados satisfatórios porque o modelo greimasiano visa elucidar tanto as estruturas subjacentes no texto, como mostrar que a narrativa literária é um discurso como qualquer outro, sendo assim pode ser submetido à aplicação dos percursos figurativo e temático onde ocorrem os processos de tematização e figurativização, os dois níveis de concretização de sentido. Portanto, este modelo de análise semântica pode fornecer relevante contribuição teórica à análise documental de textos de ficção com vistas à extração e estabelecimento do tema, contribuindo desta forma para consolidar a vertente de pesquisa interdisciplinar entre a Organização e Representação do Conhecimento e a Semiótica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ângela Maranhão Gandier, Universidade Federal de Pernambuco
    Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Mestrado e Doutorado Acadêmicos) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Fabio Assis Pinho, Universidade Federal de Pernambuco
    Professor no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Mestrado e Doutorado Acadêmicos) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela UNESP. Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela UFSCar.

Referências

.

Downloads

Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

“A importância Da semântica Discursiva Para a análise Documental: Um Estudo Em Texto Ficcional”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 12, nº 2, agosto de 2018, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2018.v12n2.03.p13.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)