Arquivologia e Ciência da Informação
submissão ou interlocução?
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2017.v11n4.04.p14Palavras-chave:
Arquivologia, Ciência da Informação, classificação das áreas do conhecimento, campo científico, disciplina científica.Resumo
Este artigo apresenta parte das reflexões de um amplo projeto de pesquisa sobre a trajetória da Arquivologia como disciplina científica no Brasil e as suas interlocuções internacionais. Focaliza as relações da Arquivologia com outras disciplinas, especialmente no âmbito político-institucional e, particularmente, com a Ciência da Informação na contemporaneidade. Como uma pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva e explicativa, desenvolve-se por meio de estudos bibliográfico e documental. Em leituras da Sociologia e da Filosofia, busca a compreensão histórica das classificações das ciências que subsidie a classificação da Arquivologia no contexto brasileiro atual. Os resultados demonstram relações de submissão desta disciplina à Ciência da Informação na classificação das áreas do conhecimento no Brasil, realizada pelo CNPq, em 1984 e ainda vigente. Em uma perspectiva crítica, apresenta reflexões e questiona se essa classificação considera a história, a epistemologia, a teoria e, sobretudo, a autonomia científica da Arquivologia, em vias de consolidação nos últimos anos.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo os autores mantêm os direitos autorais do mesmo, cedendo ao Brazilian Journal of Information Science plenos direitos para publicação do referido texto.
O (s) autor (es) concorda(m) que o artigo, se aceito editorialmente para publicação, deve ser licenciado sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-sa /4.0) Os leitores / usuários são livres para: - Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato - Adaptar - remixar, transformar e desenvolver o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente. O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença. Sob os seguintes termos: - Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso. - ShareAlike - Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, deverá distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original. Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas a fazer o que a licença permitir. Avisos: - Você não precisa cumprir a licença para elementos do material em domínio público ou nos casos em que seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável. - Não há garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License