Mapeamento sistemático na base de dados em Ciência da Informação

periódicos científicos em discussão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2018.v12n1.07.p68

Palavras-chave:

Produção científica, Periódico científico, Periódico científico eletrônico, Avaliação de periódico, Indicadores de qualidade em periódicos

Resumo

Traz à baila alguns indicadores sobre as características intrínsecas dos periódicos científicos. Objetiva apresentar mapeamento da produção científica sobre o tema periódicos científicos, com foco nos artigos de periódicos presentes na Base de Dados em Ciência da Informação. O método adotado foi o mapeamento sistemático, o qual demonstrou haver heterogeneidade na quantidade de artigos publicados ao longo dos anos; homogeneidade no número de publicações nas revistas, com discrepância acentuada em apenas uma revista; prevalência da autoria coletiva com alto índice de diferenciação com a autoria individual; preferência por métodos mistos de pesquisa; e, por fim, percebeu-se diversidade de assuntos abordados, sendo que aspectos relacionados à comunicação científica, periódico eletrônico, portais de periódicos, usabilidade e sistema eletrônico de editoração de periódico manifestam-se como assuntos recorrentes. Concluiu-se que, mesmo sendo um tema em voga, haja vista sua contribuição para as ciências e diante dos novos paradigmas impostos com o aparecimento do periódico eletrônico, esforços devem ser empreendidos no sentido de garantir a qualificação e melhoria contínuas dessas publicações. Ações também devem ser realizadas, haja vista proporcionar mais legitimidade, confiabilidade e segurança nos processos editoriais, de modo a aumentar a visibilidade, uso e reconhecimento dos periódicos eletrônicos como principais e confiáveis meios de comunicação científica para o século XXI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jorge Santa Anna, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É revisor e assessor do periódico Pró-Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES .

Referências

.

Downloads

Publicado

2018-05-14

Como Citar

Santa Anna, J. “Mapeamento sistemático Na Base De Dados Em Ciência Da Informação: Periódicos científicos Em discussão”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 12, nº 1, maio de 2018, doi:10.36311/1981-1640.2018.v12n1.07.p68.

Edição

Seção

Artigos