Mapeamento sistemático na base de dados em Ciência da Informação

periódicos científicos em discussão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2018.v12n1.07.p68

Palavras-chave:

Produção científica, Periódico científico, Periódico científico eletrônico, Avaliação de periódico, Indicadores de qualidade em periódicos

Resumo

Traz à baila alguns indicadores sobre as características intrínsecas dos periódicos científicos. Objetiva apresentar mapeamento da produção científica sobre o tema periódicos científicos, com foco nos artigos de periódicos presentes na Base de Dados em Ciência da Informação. O método adotado foi o mapeamento sistemático, o qual demonstrou haver heterogeneidade na quantidade de artigos publicados ao longo dos anos; homogeneidade no número de publicações nas revistas, com discrepância acentuada em apenas uma revista; prevalência da autoria coletiva com alto índice de diferenciação com a autoria individual; preferência por métodos mistos de pesquisa; e, por fim, percebeu-se diversidade de assuntos abordados, sendo que aspectos relacionados à comunicação científica, periódico eletrônico, portais de periódicos, usabilidade e sistema eletrônico de editoração de periódico manifestam-se como assuntos recorrentes. Concluiu-se que, mesmo sendo um tema em voga, haja vista sua contribuição para as ciências e diante dos novos paradigmas impostos com o aparecimento do periódico eletrônico, esforços devem ser empreendidos no sentido de garantir a qualificação e melhoria contínuas dessas publicações. Ações também devem ser realizadas, haja vista proporcionar mais legitimidade, confiabilidade e segurança nos processos editoriais, de modo a aumentar a visibilidade, uso e reconhecimento dos periódicos eletrônicos como principais e confiáveis meios de comunicação científica para o século XXI.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jorge Santa Anna, Universidade Federal de Minas Gerais

    Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É revisor e assessor do periódico Pró-Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES .

Referências

.

Downloads

Publicado

2018-05-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

“Mapeamento sistemático Na Base De Dados Em Ciência Da Informação: Periódicos científicos Em discussão”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 12, nº 1, maio de 2018, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2018.v12n1.07.p68.