Programas de aplicação da Biblioterapia no Reino Unido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2017.v11n3.06.p53

Palavras-chave:

Biblioterapia, Biblioterapia de desenvolvimento, Programas de biblioterapia no Reino Unido, Literatura, Livros de autoajuda.

Resumo

Esse estudo possui como objetivo principal a análise das semelhanças e diferenças na aplicação dos três principais programas de Biblioterapia no Reino Unido: Books on Prescription, Well into Words e Get into Reading. O primeiro programa analisado, Books on Prescription, utiliza receitas médicas para livros de autoajuda. O segundo, Well into words, pioneiro de biblioterapia de desenvolvimento, utiliza literatura para promover o bem-estar. Igualmente o faz o terceiro, Get into Reading, com a diferença de só utilizar literatura clássica britânica em suas leituras. A realização da pesquisa demandou a revisão bibliográfica a respeito do tema, tais como artigos de profissionais britânicos que aplicam ou estudam os programas supracitados. Além de bibliográfica, a pesquisa se caracteriza como exploratória e qualitativa. Conclui-se que a principal diferença entre os programas é o método de administração da leitura: enquanto Well into Words e Get into Reading valem-se de grupos de leitura, entendendo a biblioterapia como uma terapia do diálogo e da interação, o programa mais popular, o Books on Prescription se vale da leitura solitária para fazer mudanças no comportamento. Outra grande diferença está no tipo de material usado: enquanto os outros dois utilizam literatura, Books on Prescription utiliza material de autoajuda.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Clarice Fortkamp Caldin, Universidade Federal de Santa Catarina

    Professora Dra. no Programa de Pós graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina

Referências

.

Downloads

Publicado

2017-10-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Leite, Manuela Bravo, e Clarice Fortkamp Caldin. “Programas De aplicação Da Biblioterapia No Reino Unido”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 11, nº 3, outubro de 2017, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2017.v11n3.06.p53.