Representação documental de vitrais sacros
proposta metodológica
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2017.v11n3.08.p79Palavras-chave:
Representação documental, Tratamento de fotografias, Análise facetada, Vitral de arte sacra.Resumo
Enquanto objeto de arte sacra, o vitral desempenha forte influência artística, histórica e cultural no contexto religioso e também é considerado patrimônio da humanidade. Por representar um contexto bíblico, o vitral não se limita à imagem aparente, possuindo, desta forma, especificidades frente a outros gêneros icônicos. Neste sentido, a presente pesquisa oferece um modelo de representação documental que busca garantir a recuperação da informação e o acesso aos vitrais sacros a partir de seus aspectos intrínsecos e extrínsecos. Para tanto, trabalha-se com a imagem de um dos vitrais presentes na Basílica Nossa Senhora do Carmo, localizada na cidade de Campinas/SP, o qual retrata conteúdos bíblicos. A identificação das terminologias que descrevem o material ocorreu mediante a Análise Facetada de Ranganathan (PMEST), tendo como pano de fundo a literatura de Biblioteconomia e Ciência da Informação para o tratamento de recursos imagéticos. Como resultado, tem-se uma proposta de descrição que contempla informações da imagem artística de vitrais relacionados às passagens bíblicas e aos os aspectos do conteúdo ideacional das obras.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo os autores mantêm os direitos autorais do mesmo, cedendo ao Brazilian Journal of Information Science plenos direitos para publicação do referido texto.
O (s) autor (es) concorda(m) que o artigo, se aceito editorialmente para publicação, deve ser licenciado sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-sa /4.0) Os leitores / usuários são livres para: - Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato - Adaptar - remixar, transformar e desenvolver o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente. O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença. Sob os seguintes termos: - Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso. - ShareAlike - Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, deverá distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original. Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas a fazer o que a licença permitir. Avisos: - Você não precisa cumprir a licença para elementos do material em domínio público ou nos casos em que seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável. - Não há garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License