O projeto IES

análise do processo na ótica da Gestão do Conhecimento- estratégias de gestão e conversão do conhecimento (estudo de caso)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2017.v11n1.02.p10

Palavras-chave:

Gestão de Conhecimento, Conhecimento Organizacional, Partilha de Conhecimento, Classificação Arquivística, Instituições de Ensino Superior

Resumo

As Instituições de Ensino Superior portuguesas desenvolveram um projeto de produção de instrumentos comuns para classificação e avaliação de documentação coordenado pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas. Pretende-se analisar o projeto à luz da teoria da Gestão do Conhecimento, identificando traços dessa teoria na metodologia de trabalho utilizada. Procedeu-se a uma revisão bibliográfica relativa às teorias de criação e conversão de conhecimento e acerca da importância da classificação no âmbito da gestão do conhecimento organizacional, problematizando a questão na perspetiva da documentação de arquivo, permi-tindo enformar um estudo de caso que analisa e discute o projeto à luz dessas teorias, apoiado na análise de artefactos e observação participativa, e concluindo com algumas observações relativas aos aspetos analisados. Verificou-se que o Projeto se desenvolveu com base numa estratégia metodológica amplamente condizente com a Gestão do Conhecimento, identificada com as teorias de criação e conversão do conhecimento. Conclui-se que estas Instituições são organizações aprendentes, com potencial para se trans-formarem em organizações inteligentes, uma vez que utilizam os seus documentos como ativos no processo de criação de Conhe-cimento, cuja gestão é efetuada de acordo com uma abordagem arquivística da gestão documental, cujos processos e instrumentos têm por base a Classificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Corujo, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Licenciado em História (Ramo Educacional) pela UPorto, Especialista em Ciências Documentais (Variante de Arquivo) pela UPortucalense, Mestre em Ciências da Documentação e Informação (Ramo de Arquivística) pela ULisboa e Doutorando em Ciência de Informação pela UCoimbra, é Assistente Convidado no Mestrado em Ciências da Documentação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Arquivista na Faculdade de Ciências da mesma Universidade. É Formador do DGAEP-INA e outras entidades públicas e privadas nas temáticas da gestão documental, arquivos eletrónicos e preservação digital. Está envolvido em projetos relativos a Convergência Digital, Continuidade Digital, Preservação Digital, Repositórios Digitais e Avaliação Arquivística.

Referências

.

Downloads

Publicado

2017-02-13

Como Citar

Corujo, L. “O Projeto IES: Análise Do Processo Na ótica Da Gestão Do Conhecimento- estratégias De gestão E conversão Do Conhecimento (estudo De Caso)”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 11, nº 1, fevereiro de 2017, doi:10.36311/1981-1640.2017.v11n1.02.p10.

Edição

Seção

Artigos