Gestão de bibliotecas públicas híbridas em prol do desenvolvimento de comunidades

Autores

  • Rafaela Carolina da Silva Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação - - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho https://orcid.org/0000-0001-9684-0327
  • Rosângela Formentini Caldas Professora Doutora do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação - - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho https://orcid.org/0000-0001-6020-9197

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2016.v10n3.09.p76

Palavras-chave:

Bibliotecas híbridas, Bibliotecas públicas, Gestão da infor-mação, Desenvolvimento de comunidades.

Resumo

um organismo vivo, em constante mutação, que muda e se transforma em direção ao desenvolvimento da sociedade, fala-se em espaços híbridos, onde tecnologias tradicionais e digitais se complementam. Nesse contexto, a aplicação das estratégias de gestão da informação em bibliotecas híbridas proporciona à sua estrutura organizacional o desenvolvi-mento de políticas públicas favoráveis ao desenvolvimento de comunidades, na medida em que contribui para o bom funcionamento da instituição. Nessa perspectiva, este capí-tulo propõe, por meio de estudos comparativos de casos múltiplos, estabelecer um elo entre os ambientes híbridos, a gestão informacional e o processo de desenvolvimento das comunidades, através das bibliotecas públicas. Para tanto, trabalhou-se a aplicação da gestão da informação híbrida nas unidades de informação, a fim de visualizar se as mesmas prezavam pelo acesso e atendimento às necessi-dades gerais do seu público. Nesse contexto, o conceito de hibridez aplicado às bibliotecas permite o planejamento e a organização da informação de modo a comunicá-la com maior eficácia e eficiência. Dessa forma, o conceito de bi-bliotecas híbridas deve ser visto como uma das atividades potenciais das bibliotecas públicas no desenvolvimento de suas comunidades.

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Biografia do Autor

  • Rafaela Carolina da Silva, Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação - - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Unesp Marília, na linha de Pesquisa Gestão, Mediação e Uso da Informação. Bolsista FAPESP. Membro do Grupo de Pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional (ICIO). Cursa especialização em Psicopedagogia Institucional pela Fundação para o Desenvolvimento do Ensino, Pesquisa e Extensão (FUNDEPE). Graduada em Biblioteconomia, onde também foi bolsista FAPESP. Atualmente dedica-se à pesquisa científica, trabalhando principalmente na interdisciplinaridade dos temas: Informação e Tecnologia, Gestão da Informação, Desenvolvimento de Comunidades, Inclusão Social, Bibliotecas Híbridas, Bibliotecas Interativas, Inovação, Teoria da Informação e Estruturas Organizacionais.

  • Rosângela Formentini Caldas, Professora Doutora do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação - - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Docente da UNESP, departamento de Ciência da Informação. É tutora do grupo PET de Biblioteconomia e coordena a comissão local do Núcleo de Estudos e Práticas Pedagógicas (CENEPP). Junto aos conselhos de curso de Biblioteconomia e Arquivologia atua como representante docente. Com o apoio da Capes realizou seu doutoramento pleno na escola de engenharia da Universidade do Minho e seu campo de recolha de dados focou regiões da França, Escócia e Inglaterra que possuíam requisitos reconhecidos de cidades inteligentes da comunidade européia. Está vinculada a graduação e pós-graduação grupo de pesquisa: Gestão da Informação e do Conhecimento. Realiza pesquisa com temas relacionados a Teoria Geral das Organizações, Pensamento Administrativo e Estruturas de desenvolvimento para comunidades. Contribuiu na estruturação do curso de Arquivologia, reestruturação do curso de Biblioteconomia e atualmente realiza a estruturação para o curso de museologia da UNESP. Objetiva o contínuo constructo na inter relação de pesquisas no eixo nacional e internacional através de sua inserção em grupos de pesquisa.

Referências

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Publicado

2016-12-03

Edição

Seção

Trabalhos Selecionados EIICA 2015

Como Citar

“Gestão De Bibliotecas Públicas híbridas Em Prol Do Desenvolvimento De Comunidades”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 10, nº 3, dezembro de 2016, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2016.v10n3.09.p76.