Avaliação de serviços de bibliotecas públicas e escolares

um estudo de caso com utilização do método LIBQUAL+®

Autores

  • Ariadne Chloe Furnival Universidade Federal de São Carlos https://orcid.org/0000-0002-2344-4400
  • Euzébio Luiz Pinto Sistema Integrado de Bibliotecas Públicas de São Carlos, SP

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2016.v10n1.03.p20

Palavras-chave:

Public library, School library, Service assessment, Quality management, LiBQUAL ®.

Resumo

Um estudo de caso é descrito, cujo objectivo foi avaliar a qualidade do serviço em duas bibliotecas públicas e uma biblioteca de escola-comunidade em uma cidade localizada no interior do estado de São Paulo, Brasil. Uma forma adaptada do LIBQUAL+® foi utilizada para realizar a avaliação, sendo usado em conjugação com entrevistas semi-estruturadas com base nas questões utilizadas no software Benevox®. O processamento dos dados levantados, e indexação dos comentários dos usuários foram realizadas utilizando PSPP e o The W32 software de tesauro, respectivamente. A dimensão referente ao Atendimento foi a avaliada mais positivamente em duas das três bibliotecas, mas um resultado desconcertante foi que na biblioteca escolar, os usuários referiam à "invisibilidade" de serviço e atendimento por profissionais.

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Biografia do Autor

Ariadne Chloe Furnival, Universidade Federal de São Carlos

Professora Associada Depto. Ciência da Informação

Euzébio Luiz Pinto, Sistema Integrado de Bibliotecas Públicas de São Carlos, SP

Bibliotecário

Referências

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Publicado

2016-03-01

Como Citar

Furnival, A. C., e E. L. Pinto. “Avaliação De serviços De Bibliotecas Públicas E Escolares: Um Estudo De Caso Com utilização Do método LIBQUAL+®”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 10, nº 1, março de 2016, doi:10.36311/1981-1640.2016.v10n1.03.p20.

Edição

Seção

Artigos