Biases na representação de assunto

uma perspectiva a partir da literatura internacional de biblioteconomia e ciência da informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2015.v9n1.02.p4

Palavras-chave:

Representação de assunto, Bias, Linguagem de indexação, Não neutralidade na representação de assunto

Resumo

A representação de assunto pressupõe um poder que, valendo-se de processos e instrumentos convencionados, leva à construção de produtos por meio dos quais o usuário terá acesso à informação desejada ? os denominados substitutos documentais. No entanto, há o risco de os substitutos documentais serem construídos com biases em dois contextos: em um contexto negativo, quando deixam de incluir diversas características, desprivilegiam grupos e temas ou contêm inclinações, desvios ou preconceitos. Já em um contexto positivo, percebem-se direcionamentos ou vieses que visam garantir especificidade a determinadas comunidades usuárias. Neste cenário polissêmico, surge uma questão importante: como as biases se compõem, se constroem e se comportam teoricamente na representação de assunto? Face a uma ainda incipiente presença de estudos sobre esses temas no contexto da Biblioteconomia e Ciência da Informação, propomos uma discussão crítica a partir de um estudo exploratório e bibliográfico e um método indutivo no campo da organização da informação que possa situar, definir e caracterizar o fenômeno bias na representação de assunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Suellen Oliveira Milani

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Referências

.

Downloads

Publicado

2015-08-10

Como Citar

Milani , S. O. “Biases Na representação De Assunto: Uma Perspectiva a Partir Da Literatura Internacional De Biblioteconomia E Ciência Da informação”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 9, nº 1, agosto de 2015, doi:10.36311/1981-1640.2015.v9n1.02.p4.

Edição

Seção

Artigos