Norma Internacional de Descrição Bibliográfica (ISBD) como norma de qualidade para a editoração de livros na Nigéria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2011.v5n1.03.p37

Palavras-chave:

Descrição Bibliográfica, Norma Internacional de Descrição Bibliográfica, International Standard Bibliographic Description (ISBD), Qualidade de Editoração de Livros, Qualidade de Publicação de Livros.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise da Norma Internacional de Descrição Bibliográfica/International Standard Bibliographic Description (ISBD) como padrão de qualidade para a editoração e publicação de livros na Nigéria. Discute a ISBD na medida em que afeta a qualidade de edição de livros. A amostra do estudo foi composta por três universidades na região sul e 250 editoras de seis estados da Federação. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram um questionário e um checklist descritivo padronizado aplicado aos livros. Uma hipótese nula foi formulada e testada. Os dados coletados foram analisados utilizando-se o percentual simples e o Coeficiente de Correlação do Produto Momento Pearson/Pearson Product Moment Correlation Coefficient (PPMC). A conclusão do estudo mostra que há uma relação significante entre a ISBD e a qualidade dos livros editorados e publicados na Nigéria em relação à autoria, título, local de publicação, ano de publicação, nome do editor, ISBN, direito autoral, bibliografia e índice. O estudo concluiu que a ISBD adiciona qualidade aos livros editados e publicados.

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Biografia do Autor

  • Uduak U. Enang, University of Uyo

    DEPARTMENT OF EDUCATIONAL TECHNOLOGY & LIBRARY SCIENCE FACULTY OF EDUCATION UNIVERSITY OF UYO, UYO NIGERIA

  • Eboro E. Umoren, University of Uyo
    ACQUISITION’S UNIT NYONG ESSIEN LIBRARY UNIVERSITY OF UYO, UYO NIGERIA

Referências

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Publicado

2011-06-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Enang, Uduak U., e Eboro E. Umoren. “Norma Internacional De Descrição Bibliográfica (ISBD) Como Norma De Qualidade Para a editoração De Livros Na Nigéria”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 5, nº 1, junho de 2011, p. 37-49, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2011.v5n1.03.p37.