A dimensão epistemológica da Ciência da Informação e seu impacto sobre o ensino em Arquivologia e Biblioteconomia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2008.v2n1.02.p3

Palavras-chave:

Epistemologia, Conceitos, Ciência da Informação, Formação em Biblioteconomia, Formação em Arquivologia.

Resumo

Epistemologia é o estudo da possibilidade e natureza do conhecimento humano e, como agências que se ocupam dos registros desse conhecimento, agora em meios eletrônicos e impressos, parece razoável explorar a epistemologia do trabalho e do ensino em Informação e em Biblioteconomia para as profissões da informação. É claro que qualquer que seja nossa compreensão sobre o modo com que o conhecimento é construído nos seres humanos, os registros desse conhecimento têm alguma existência “real”. Conhecimento, isto é, aquilo que está no aparato intelectual do indivíduo (ou “entre duas orelhas”, como Drucker menciona), pode ser socialmente construído, mas o que pode ser registrado desse conhecimento, isto é, aquilo que de outro modo chamamos de “informação”, toma uma forma “real”. A forma “real” pode ser difícil de ser vista, como no caso dos símbolos cortados a laser em um CD-ROM, ou os bits gravados em um disco rígido, mas ali estão. Este trabalho considerará as conseqüências de uma epistemologia realista para a Biblioteconomia e Arquivologia e para o ensino nesses campos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thomas Daniel Wilson, University of Sheffield

    Thomas Daniel Wilson Professor Emeritus University of Sheffield England e-mail: t.d.wilson@shef.ac.uk URL: http://informationr.net/tdw/

Referências

.

Publicado

2009-10-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Wilson, Thomas Daniel. “A dimensão epistemológica Da Ciência Da Informação E Seu Impacto Sobre O Ensino Em Arquivologia E Biblioteconomia”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 2, nº 1, outubro de 2009, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2008.v2n1.02.p3.