Alfabetização informacional em Portugal

alguns resultados de um projeto de pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2008.v2n1.04.p33

Palavras-chave:

Conceito de Informação, Sociedade da Informação, Alfabetização Informacional, Comportamento da Informação, Educação Superior – Portugal, Projeto de Pesquisa.

Resumo

O estudo apresenta alguns dados sobre um projeto, que embora focado no caso específico de Portugal, tem a pretensão de fazer uma aproximação científica dos desafios da Área do Ensino Superior Europeu (EHEA) e seu impacto no campo da alfabetização da informação, considerando o atual contexto da Sociedade da Informação. As questões principais que essa pesquisa pretende responder são: entender como os alunos universitários enfrentam as novas competências exigidas pela criação do EHEA; saber como esses alunos estão preparados em termos das competências informacionais, em três diferentes momentos: antes da universidade, durante o período de freqüência da universidade e, no final da graduação, na universidade. As aproximações intra e transdisciplinares entre Educação, Ciências Cognitivas e Ciência da Informação são claramente afirmadas no modelo epistemológico e teórico que o apóiam, beneficiando-se da interação entre necessidades de informação produzidas no contexto educacional e o universo informacional dos alunos e sua dinâmica, sem esquecer de considerar as conexões do comportamento informacional dos alunos com seus contextos pessoais e sociais e exigências. O estudo é realizado em uma escala nacional, para permitir as comparações entre regiões com diferentes níveis de desenvolvimento. O exemplo inclui alunos de ambos os ciclos de estudo. A metodologia usada nesse estudo está dividida em duas áreas, pesquisa qualitativa e quantitativa. A pesquisa qualitativa permitirá obter preciosos indicadores sobre o comportamento de informação dos alunos, expectativas, necessidades e uso de informação. Os indicadores obtidos na pesquisa qualitativa serão usados para projetar questionários, os quais serão realizados em 17 escolas de ensino médio e 17 universidades, com uma amostra estimativa de aproximadamente 2000 alunos. O resultado final desta pesquisa será o projeto de um mapa do comportamento informacional, no nível da universidade, e o desenvolvimento de um modelo concernindo à promoção de competências da informação nos alunos de universidades Portuguesas.

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Biografia do Autor

  • Armando Malheiro da Silva, Universidade do Porto

    Professor Biblioteconomia e Ciência da Informação Faculdade de Letras Universidade do Porto - Portugal

  • Viviana Fernández Marcial, Universidad de Coruña

    Bibliotecología y Ciencia de la Información Facultad de Humanidades Universidad de Coruña - España

Referências

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Publicado

2009-10-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Silva, Armando Malheiro da, e Viviana Fernández Marcial. “Alfabetização Informacional Em Portugal: Alguns Resultados De Um Projeto De Pesquisa”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 2, nº 1, outubro de 2009, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2008.v2n1.04.p33.