Qualidade das informações dos processos licitatórios para a contratação de obras de engenharia na Universidade Estadual de Londrina (UEL)
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2013.v7esp.10.p144Palavras-chave:
Qualidade da Informação, Fluxo de Informação, Gestão da Informação, Licitação, Universidade.Resumo
A informação é considerada como produto de alto valor que pode ser o diferencial de uma instituição, e a boa qualidade da informação é o que a distingue em qualquer procedimento administrativo, inclusive numa licitação. Dessa forma, com base na classificação da informação apresentada por Moresi (2000), informações crítica, mínima e, potencial, o objetivo desta pesquisa foi analisar a qualidade das informações dos processos licitatórios para a contratação de obras de engenharia na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Os procedimentos metodológicos foram realizados em duas etapas: (i) pesquisa documental e (ii) questionário com perguntas abertas. Os principais resultados da pesquisa indicam que: o valor da informação mínima trata de informação para gestão, e estas foram encontradas no cadastro e nos dados de identificação dos processos de licitação; a crítica, que oferece segurança para as ações com menos imperfeição, foi encontrada em várias partes dos processos, com maior ênfase no edital e a informação potencial, reputada como a vantagem competitiva, foi utilizada na seleção da empresa vencedora, mediante análise da proposta apresentada. Os resultados desta pesquisa oportunizaram a descoberta de aspectos relacionados à: (a) prática profissional - diante da importância da aprendizagem, na capacidade de discernir dentre as informações quais são as mais apropriadas ao processo decisório em questão; (b) a eficiência no uso, no armazenamento e no descarte da informação, procedimentos que levam a descobrir possíveis faltas, falhas ou informações divergentes, que têm obstaculizado o aperfeiçoamento das atividades laborais, com produção de tarefas imperfeitas que precisam ser modificadas no curso de sua execução. Por consequência, entende-se por oportuno sugerir a realização de uma pesquisa com relação ao comportamento informacional dos gestores envolvidos tanto na elaboração da pasta técnica quanto na licitação de obras na UEL, abrangendo a contratação e alteração contratual, devido ao que foi verificado no trabalho aqui apresentado.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo os autores mantêm os direitos autorais do mesmo, cedendo ao Brazilian Journal of Information Science plenos direitos para publicação do referido texto.
O (s) autor (es) concorda(m) que o artigo, se aceito editorialmente para publicação, deve ser licenciado sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-sa /4.0) Os leitores / usuários são livres para: - Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato - Adaptar - remixar, transformar e desenvolver o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente. O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença. Sob os seguintes termos: - Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso. - ShareAlike - Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, deverá distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original. Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas a fazer o que a licença permitir. Avisos: - Você não precisa cumprir a licença para elementos do material em domínio público ou nos casos em que seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável. - Não há garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License