A influência dos boatos e suas consequências na dinâmica de preços do mercado de ações
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2013.v7esp.06.p89Palavras-chave:
Boato, Mercado de Ações, Notícias, Oscilação de Preço, Bolsa de Valores de São Paulo.Resumo
Este trabalho faz parte de uma pesquisa em andamento que tem por objetivo analisar a influência dos boatos na dinâmica de preços no mercado acionário, por meio de um estudo de caso com empresas cujas ações são muito negociadas entre os agentes financeiros. Para tanto se utilizou o histórico de preços dos títulos negociados à vista na bolsa de valores de São Paulo entre os anos de 2007 a 2011, através de arquivos disponibilizados em seu site. Uma amostra de 10 empresas foi selecionada dentre as ações com maior volume de negociação neste período para a coleta dos documentos no site da bolsa de valores apresentados ao mercado para comunicação de fatos relevantes e esclarecimentos. Somente os comunicados apresentados no período indicado que prestam esclarecimentos em relação a notícias e informações não oficiais divulgadas pela imprensa, entraram no escopo da coleta de dados. Até o momento, foram coletados os comunicados ao mercado da empresa com as ações mais negociadas, cuja análise permitiu a categorização das informações e a criação de um diagrama para a representação da informação acerca dos boatos tratados nesses documentos. Esse diagrama foi aplicado em uma base de dados onde foram armazenadas as informações coletadas para posterior recuperação e análise. A partir dessas informações, os preços do ativo foram recuperados com a finalidade de se analisar a influência dos boatos divulgados pela imprensa na oscilação dos preços do papel. O quadro teórico de referência é formado pelos autores Kapferer, Müller e Martins. Como resultado, foram identificados alguns boatos que interferiram nas cotações, bem como foi possível classificar os boatos quanto aos assuntos que estes tratam. Assim, como muitas vezes o boato nasce do vazio de conhecimento e da assimetria de informação entre os investidores, nota-se que não há uma concorrência perfeita entre os agentes financeiros.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo os autores mantêm os direitos autorais do mesmo, cedendo ao Brazilian Journal of Information Science plenos direitos para publicação do referido texto.
O (s) autor (es) concorda(m) que o artigo, se aceito editorialmente para publicação, deve ser licenciado sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-sa /4.0) Os leitores / usuários são livres para: - Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato - Adaptar - remixar, transformar e desenvolver o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente. O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença. Sob os seguintes termos: - Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso. - ShareAlike - Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, deverá distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original. Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas a fazer o que a licença permitir. Avisos: - Você não precisa cumprir a licença para elementos do material em domínio público ou nos casos em que seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável. - Não há garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License