Análise do uso de tecnologias de Business Intelligence como facilitadoras à gestão universitária

Autores

  • Liége Franken Ciupak Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Clodis Boscarioli Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) https://orcid.org/0000-0002-7110-2026
  • Maria Elisabete Catarino Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2013.v7esp.04.p45

Palavras-chave:

Sistemas de Informação, Gestão Pública, Gestão Universitária, Business Intelligence, On-Line Analytical Processing (OLAP).

Resumo

O conceito de Business Intelligence (BI) abarca diversas tecnologias que objetivam facilitar a extração e a visualização de informações e, tal qual numa empresa competitiva, a gestão universitária deve se modernizar também, para isso adotando o uso de processos que auxiliem e agilizem a tomada de decisões. Os Sistemas de Informação (SI) são elementos imprescindíveis e devem ser mais do que processamento de atividades rotineiras, passando a contribuir na visão estratégica. A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) possui diversos SI, no entanto seus usuários ainda têm dificuldade na extração da informação no formato desejado. Nesse sentido, este trabalho relata os resultados da pesquisa desenvolvida durante a dissertação do Mestrado Profissional em Gestão da Informação (MPGI) que objetivou pesquisar tecnologias de BI, mais especificamente On-Line Analytical Processing (OLAP), bem como implementar um protótipo de aplicação que viesse facilitar a recuperação de informações na Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), tendo como fonte os diversos SI da UNIOESTE. Para atingir o objetivo proposto foi desenvolvida uma pesquisa cuja abordagem é qualitativa, do tipo exploratória/descritiva por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Um protótipo com a ferramenta Business Intelligence Development Studio (BIDS), componente do SQL Server 2008 da Microsoft, integrado com o editor de planilhas Excel 2010 para a interface com o usuário foi desenvolvido e avaliado. Como parte do processo de avaliação, foi utilizado o questionário SUS, para mensurar a satisfação do usuário, onde a média atribuída pelos participantes foi 91.5, em uma escala de 0 a 100, perfazendo assim uma avaliação bastante positiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Liége Franken Ciupak, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) Brasil

Clodis Boscarioli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) Brasil

Maria Elisabete Catarino, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Universidade Estadual de Londrina (UEL) Brasil

Referências

.

Publicado

2013-07-28

Como Citar

Ciupak, L. F., C. Boscarioli, e M. E. Catarino. “Análise Do Uso De Tecnologias De Business Intelligence Como Facilitadoras à gestão universitária”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 7, julho de 2013, doi:10.36311/1981-1640.2013.v7esp.04.p45.