Análise do uso de tecnologias de Business Intelligence como facilitadoras à gestão universitária
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2013.v7esp.04.p45Palavras-chave:
Sistemas de Informação, Gestão Pública, Gestão Universitária, Business Intelligence, On-Line Analytical Processing (OLAP).Resumo
O conceito de Business Intelligence (BI) abarca diversas tecnologias que objetivam facilitar a extração e a visualização de informações e, tal qual numa empresa competitiva, a gestão universitária deve se modernizar também, para isso adotando o uso de processos que auxiliem e agilizem a tomada de decisões. Os Sistemas de Informação (SI) são elementos imprescindíveis e devem ser mais do que processamento de atividades rotineiras, passando a contribuir na visão estratégica. A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) possui diversos SI, no entanto seus usuários ainda têm dificuldade na extração da informação no formato desejado. Nesse sentido, este trabalho relata os resultados da pesquisa desenvolvida durante a dissertação do Mestrado Profissional em Gestão da Informação (MPGI) que objetivou pesquisar tecnologias de BI, mais especificamente On-Line Analytical Processing (OLAP), bem como implementar um protótipo de aplicação que viesse facilitar a recuperação de informações na Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), tendo como fonte os diversos SI da UNIOESTE. Para atingir o objetivo proposto foi desenvolvida uma pesquisa cuja abordagem é qualitativa, do tipo exploratória/descritiva por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Um protótipo com a ferramenta Business Intelligence Development Studio (BIDS), componente do SQL Server 2008 da Microsoft, integrado com o editor de planilhas Excel 2010 para a interface com o usuário foi desenvolvido e avaliado. Como parte do processo de avaliação, foi utilizado o questionário SUS, para mensurar a satisfação do usuário, onde a média atribuída pelos participantes foi 91.5, em uma escala de 0 a 100, perfazendo assim uma avaliação bastante positiva.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Liége Franken Ciupak, Clodis Boscarioli, Maria Elisabete Catarino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter um artigo os autores mantêm os direitos autorais do mesmo, cedendo ao Brazilian Journal of Information Science plenos direitos para publicação do referido texto.
O (s) autor (es) concorda(m) que o artigo, se aceito editorialmente para publicação, deve ser licenciado sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-sa /4.0) Os leitores / usuários são livres para: - Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato - Adaptar - remixar, transformar e desenvolver o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente. O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença. Sob os seguintes termos: - Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso. - ShareAlike - Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, deverá distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original. Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas a fazer o que a licença permitir. Avisos: - Você não precisa cumprir a licença para elementos do material em domínio público ou nos casos em que seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável. - Não há garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License