Avaliação da qualidade da biblioteca acadêmica

a metodologia LIBQUAL+® e suas perspectivas de aplicação no Brasil

Autores

  • Gisele Ferreira de Brito Universidade de São Paulo (USP)
  • Waldomiro de Castro Santos Vergueiro Universidade de São Paulo (USP) https://orcid.org/0000-0001-7256-1681

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2013.v7esp.03.p25

Palavras-chave:

Bibliotecas Acadêmicas, Bibliotecas Universitárias, Serviços aos Clientes, Qualidade, Satisfação do Consumidor, LibQUAL ®.

Resumo

O propósito deste artigo é o de discutir a temática da qualidade centrada no cliente em bibliotecas acadêmicas, bem como a importância das avaliações de qualidade baseadas na percepção de seus clientes, para esse tipo de biblioteca, especialmente no Brasil, onde as avaliações das instituições de ensino superior e itens de sua infraestrutura, entre elas as bibliotecas, são compulsórias. Destaca uma metodologia específica, LibQUAL+®, criada nos Estados Unidos e utilizada em centenas de bibliotecas ao redor do mundo, mas ainda sem aplicação no Brasil. A partir da análise de seus procedimentos de avaliação, o artigo visa apresentar os ganhos obtidos com a aplicação da metodologia, bem como pretende verificar as possibilidades de sua utilização em bibliotecas acadêmicas brasileiras. Conclui-se que a metodologia apresenta aspectos que apoiam a gestão de bibliotecas acadêmicas, como a identificação de pontos fortes e fracos dos serviços, a aproximação da biblioteca aos seus clientes, a realização de comparações de desempenho com outras bibliotecas e a identificação de melhores práticas, além de contribuir para uma administração mais profissional das bibliotecas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gisele Ferreira de Brito, Universidade de São Paulo (USP)

Mestranda em Ciência da Informação Escola de Comunicação e Artes (ECA) Universidade de São Paulo (USP) Brasil

Waldomiro de Castro Santos Vergueiro, Universidade de São Paulo (USP)

Professor Titular Escola de Comunicação e Artes (ECA) Universidade de São Paulo (USP) USP

Referências

.

Publicado

2013-07-28

Como Citar

Brito, G. F. de, e W. de C. S. Vergueiro. “Avaliação Da Qualidade Da Biblioteca Acadêmica: A Metodologia LIBQUAL+® E Suas Perspectivas De aplicação No Brasil”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 7, julho de 2013, doi:10.36311/1981-1640.2013.v7esp.03.p25.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)