Avaliação da qualidade da biblioteca acadêmica
a metodologia LIBQUAL+® e suas perspectivas de aplicação no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2013.v7esp.03.p25Palavras-chave:
Bibliotecas Acadêmicas, Bibliotecas Universitárias, Serviços aos Clientes, Qualidade, Satisfação do Consumidor, LibQUAL ®.Resumo
O propósito deste artigo é o de discutir a temática da qualidade centrada no cliente em bibliotecas acadêmicas, bem como a importância das avaliações de qualidade baseadas na percepção de seus clientes, para esse tipo de biblioteca, especialmente no Brasil, onde as avaliações das instituições de ensino superior e itens de sua infraestrutura, entre elas as bibliotecas, são compulsórias. Destaca uma metodologia específica, LibQUAL+®, criada nos Estados Unidos e utilizada em centenas de bibliotecas ao redor do mundo, mas ainda sem aplicação no Brasil. A partir da análise de seus procedimentos de avaliação, o artigo visa apresentar os ganhos obtidos com a aplicação da metodologia, bem como pretende verificar as possibilidades de sua utilização em bibliotecas acadêmicas brasileiras. Conclui-se que a metodologia apresenta aspectos que apoiam a gestão de bibliotecas acadêmicas, como a identificação de pontos fortes e fracos dos serviços, a aproximação da biblioteca aos seus clientes, a realização de comparações de desempenho com outras bibliotecas e a identificação de melhores práticas, além de contribuir para uma administração mais profissional das bibliotecas.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Gisele Ferreira de Brito, Waldomiro de Castro Santos Vergueiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter um artigo os autores mantêm os direitos autorais do mesmo, cedendo ao Brazilian Journal of Information Science plenos direitos para publicação do referido texto.
O (s) autor (es) concorda(m) que o artigo, se aceito editorialmente para publicação, deve ser licenciado sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-sa /4.0) Os leitores / usuários são livres para: - Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato - Adaptar - remixar, transformar e desenvolver o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente. O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença. Sob os seguintes termos: - Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso. - ShareAlike - Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, deverá distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original. Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas a fazer o que a licença permitir. Avisos: - Você não precisa cumprir a licença para elementos do material em domínio público ou nos casos em que seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável. - Não há garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License