Avaliação da qualidade da biblioteca acadêmica

a metodologia LIBQUAL+® e suas perspectivas de aplicação no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2013.v7esp.03.p25

Palavras-chave:

Bibliotecas Acadêmicas, Bibliotecas Universitárias, Serviços aos Clientes, Qualidade, Satisfação do Consumidor, LibQUAL ®.

Resumo

O propósito deste artigo é o de discutir a temática da qualidade centrada no cliente em bibliotecas acadêmicas, bem como a importância das avaliações de qualidade baseadas na percepção de seus clientes, para esse tipo de biblioteca, especialmente no Brasil, onde as avaliações das instituições de ensino superior e itens de sua infraestrutura, entre elas as bibliotecas, são compulsórias. Destaca uma metodologia específica, LibQUAL+®, criada nos Estados Unidos e utilizada em centenas de bibliotecas ao redor do mundo, mas ainda sem aplicação no Brasil. A partir da análise de seus procedimentos de avaliação, o artigo visa apresentar os ganhos obtidos com a aplicação da metodologia, bem como pretende verificar as possibilidades de sua utilização em bibliotecas acadêmicas brasileiras. Conclui-se que a metodologia apresenta aspectos que apoiam a gestão de bibliotecas acadêmicas, como a identificação de pontos fortes e fracos dos serviços, a aproximação da biblioteca aos seus clientes, a realização de comparações de desempenho com outras bibliotecas e a identificação de melhores práticas, além de contribuir para uma administração mais profissional das bibliotecas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gisele Ferreira de Brito, Universidade de São Paulo (USP)

    Mestranda em Ciência da Informação Escola de Comunicação e Artes (ECA) Universidade de São Paulo (USP) Brasil

  • Waldomiro de Castro Santos Vergueiro, Universidade de São Paulo (USP)

    Professor Titular Escola de Comunicação e Artes (ECA) Universidade de São Paulo (USP) USP

Referências

.

Publicado

2013-07-28

Como Citar

Brito, Gisele Ferreira de, e Waldomiro de Castro Santos Vergueiro. “Avaliação Da Qualidade Da Biblioteca Acadêmica: A Metodologia LIBQUAL+® E Suas Perspectivas De aplicação No Brasil”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 7, julho de 2013, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2013.v7esp.03.p25.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)