Estudos de usuários e marketing da informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2013.v7esp.02.p3

Palavras-chave:

Oferta de Informação, Demanda de Informação, Marketing da Informação, Estudos de Usuário, Biblioteca Digital, Sistema de Informação.

Resumo

Com base nos fundamentos teóricos do marketing da informação e dos estudos de usuários foram selecionadas duas dissertações de mestrado de um Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, que utilizaram o estudo de usuário como procedimento metodológico para entender a relação oferta e demanda de informação de uma biblioteca digital e de um sistema de informação na perspectiva do usuário. O objetivo do relato sobre os resultados de ambas as dissertações foi destacar a abordagem alternativa para realização de estudos de usuários centrados na percepção dos próprios usuários como procedimento metodológico para estudar a gestão da oferta e demanda de uma biblioteca digital e de um sistema de informação gerencial na ótica do marketing da informação. Apesar dos diferentes objetivos das dissertações selecionadas, infere-se que em ambos os estudos de oferta e demanda de informação a realização dos estudos de usuários de abordagem alternativa como procedimento metodológico para estudar a percepção dos usuários sobre a oferta de informação foi válida. Esta fundamentação teórica e metodológica de integração dos conceitos e princípios do marketing da informação na realização de estudos de usuários de abordagem alternativa no contexto da gestão da oferta e demanda de informação é significativa como contribuição para ampliar o conhecimento sobre essa temática, ainda tão pouco explorada pelos profissionais responsáveis pela oferta de produtos e serviços no mercado da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sueli Angelica do Amaral, Universidade de Brasília (UnB)

Professora Associada Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília Brasil

Referências

.

Publicado

2013-07-28

Como Citar

Amaral, S. A. do. “Estudos De usuários E Marketing Da informação”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 7, julho de 2013, doi:10.36311/1981-1640.2013.v7esp.02.p3.