Estudos de usuários e marketing da informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2013.v7esp.02.p3

Palavras-chave:

Oferta de Informação, Demanda de Informação, Marketing da Informação, Estudos de Usuário, Biblioteca Digital, Sistema de Informação.

Resumo

Com base nos fundamentos teóricos do marketing da informação e dos estudos de usuários foram selecionadas duas dissertações de mestrado de um Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, que utilizaram o estudo de usuário como procedimento metodológico para entender a relação oferta e demanda de informação de uma biblioteca digital e de um sistema de informação na perspectiva do usuário. O objetivo do relato sobre os resultados de ambas as dissertações foi destacar a abordagem alternativa para realização de estudos de usuários centrados na percepção dos próprios usuários como procedimento metodológico para estudar a gestão da oferta e demanda de uma biblioteca digital e de um sistema de informação gerencial na ótica do marketing da informação. Apesar dos diferentes objetivos das dissertações selecionadas, infere-se que em ambos os estudos de oferta e demanda de informação a realização dos estudos de usuários de abordagem alternativa como procedimento metodológico para estudar a percepção dos usuários sobre a oferta de informação foi válida. Esta fundamentação teórica e metodológica de integração dos conceitos e princípios do marketing da informação na realização de estudos de usuários de abordagem alternativa no contexto da gestão da oferta e demanda de informação é significativa como contribuição para ampliar o conhecimento sobre essa temática, ainda tão pouco explorada pelos profissionais responsáveis pela oferta de produtos e serviços no mercado da informação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sueli Angelica do Amaral, Universidade de Brasília (UnB)

    Professora Associada Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília Brasil

Referências

.

Publicado

2013-07-28

Como Citar

“Estudos De usuários E Marketing Da informação”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 7, julho de 2013, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2013.v7esp.02.p3.