Iniciativas de capacitação em técnicas de preservação
um estudo de caso de universidades nigerianas
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2013.v7n1.07.p94Palavras-chave:
Capacitação, Profissional da Informação, Bibliotecário, Profissional Não Bibliotecário, Preservação, Biblioteca Acadêmica.Resumo
Os bibliotecários são frequentemente estimulados a manter as coleções acessíveis, por meio da digitalização dos conteúdos informacionais. Este estudo examinou iniciativas de capacitação em técnicas de preservação em bibliotecas selecionadas, e avaliou o nível da capacitação recebida por diferentes funcionários de bibliotecas. Quatro bibliotecas universitárias foram selecionadas aleatoriamente e utilizou-se a pesquisa descritiva cujos dados foram coletados por um questionário. Os entrevistados compreenderam bibliotecários e não bibliotecários. Um total de 120 (cento e vinte) questionários foi distribuído, mas apenas 112 (cento e doze) foram recuperados e utilizados para a análise. O estudo revelou que não havia profissionais capacitados para gerenciar as seções de preservação de coleções das bibliotecas universitárias pesquisadas, e na maioria delas profissionais não bibliotecários realizavam essas atividades como, por exemplo, encadernadores e técnicos. As análises da coleta de dados demonstram que as bibliotecas das universidades nigerianas não estão capacitadas para a preservação de coleções. Finalmente, recomenda-se que capacitações regulares são vitais para o desenvolvimento dos funcionários e para qualquer biblioteca universitária se destacar entre as outras, dessa forma, deve haver previsão de recursos para a capacitação habitual da equipe.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo os autores mantêm os direitos autorais do mesmo, cedendo ao Brazilian Journal of Information Science plenos direitos para publicação do referido texto.
O (s) autor (es) concorda(m) que o artigo, se aceito editorialmente para publicação, deve ser licenciado sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-sa /4.0) Os leitores / usuários são livres para: - Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato - Adaptar - remixar, transformar e desenvolver o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente. O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença. Sob os seguintes termos: - Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso. - ShareAlike - Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, deverá distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original. Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas a fazer o que a licença permitir. Avisos: - Você não precisa cumprir a licença para elementos do material em domínio público ou nos casos em que seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável. - Não há garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License