Gestão e mediação da informação em um serviço de referência digital no campo das Ciências Sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2012.v6n2.06.p84

Palavras-chave:

Mediação da Informação, Serviço de Referência Digital, Novas Tecnologias, Gestão da Informação, Bibliotecas Acadêmicas, Ciências Sociais.

Resumo

O trabalho indaga sobre a relação que existe entre a gestão e a mediação da informação e o serviço de referência digital, através de um estudo de caso em uma biblioteca acadêmica. Analisa-se a noção de mediação da informação, já que um estudo conceitual contribui com elementos para poder conceber e analisar o serviço em questão, devido a que se trata de toda ação de interferência realizada por este profissional da informação, direta ou indiretamente, consciente ou inconscientemente, singular ou pluralmente, individual ou coletivamente, que favorece a apropriação da informação, satisfazendo plena ou parcialmente uma necessidade de informação por parte do usuário. Enquanto isso, a gestão da informação é enfocada desde uma perspectiva que aponta para uma descrição das atividades realizadas quanto a políticas e procedimentos implementados, como também quanto à avaliação do serviço, propondo um critério para tal fim. Finalmente, algumas propostas de ação futura direcionadas à melhoria contínua são esboçadas, tendo-se como foco o fator humano.