O conceito de "texto artístico" e sua relevância para as Ciências da Documentação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2006.v0n0.03.p15

Palavras-chave:

Análise de Conteúdo Documental, Texto Artístico, Texto Visual, Texto Pictórico, Imagens Artísticas, Ciências da Documentação, Semiótica, Semiologia.

Resumo

Este artigo desenvolve o itinerário teórico que, tomando como ponto de partida à natureza comunicativa das imagens artísticas permite formular, com contribuições epistemológicas procedentes de diferentes enfoques semióticos e semiológicos, os conceitos de "texto artístico" e "texto pictórico". Ditos conceitos têm grande relevância para as Ciências da Documentação, pois permitem considerar cada imagem artística, como um objeto estético portador de um discurso suscetível de ser analisado; situar cada uma delas no contexto que a faça legível, atendendo a sua origem, uso e tipologia; investigar as correlações que têm lugar entre sua arquitetura estética e a função comunicativa que desempenham e finalmente, elaborar um modelo de análise orientada para a produção de representações documentais que permitam comunicar e recuperar as análises efetuadas dentro dos sistemas de informação nos quais estas imagens artísticas se desenvolvem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

.

Publicado

2007-03-20

Como Citar

Agustín Lacruz, M. del C. “O Conceito De ‘texto artístico’ E Sua relevância Para As Ciências Da Documentação”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, março de 2007, p. 15-49, doi:10.36311/1981-1640.2006.v0n0.03.p15.

Edição

Seção

Artigos